top of page

Governador Clécio Luís e presidente Lula formalizam repasse e doação de terras da União e anunciam novos benefícios ao Amapá

Jamile Moreira


PARQUE AEROPORTUÁRIO

Momento era aguardado pela população há mais de 35 anos
Momento era aguardado pela população há mais de 35 anos

O governador Clécio Luís e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, formalizaram nesta quinta-feira, 13, a doação da União para o Estado da gleba Cumaú, conhecida como “Área J”, no bairro Parque Aeroportuário, Zona Norte de Macapá. O momento era aguardado pela população há mais de 35 anos.


Durante a cerimônia, o governador Clécio Luís, ressaltou que com a doação da área, mais de 2 mil famílias serão beneficiadas na zona norte de Macapá.


“Estamos aqui presidente porque fazemos parte de um grupo político que tomou a decisão de construir consensos em favor do Amapá. Essa aqui é uma ocupação que tem mais ou menos 6 anos, uma área que era federal e essa ocupação começou e na pandemia ela cresceu muito porque as pessoas não conseguiam mais pagar aluguel, perderam emprego, ficaram em uma condição muito difícil e passaram a ocupar essa área que logo virou uma ocupação gigante com quase três mil moradias. Esse Parque Aeroportuário, que antes era tudo Infraero, e que foi criado quando eu ainda era prefeito, agora vai virar um bairro modelo para Macapá, para o Amapá e para o Brasil”, declarou o governador.

No Parque Aeroportuário, o presidente também oficializou o repasse ao Estado de mais cinco glebas rurais, que representam segurança jurídica para pessoas físicas e empreendedores. Também foi anunciado o arrendamento do terminal MCP03 do Porto de Santana, leiloado no final de 2024 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que promete alavancar as exportações, gerando oportunidades de negócios, empregos e renda ao estado.


Em seu discurso, o presidente Lula disse que todos os brasileiros têm o direito de ter uma vida digna e decente.


“Nós somos o governo que mais fez casa popular na história desse país e vamos continuar fazendo, talvez ninguém saiba, mas foi no meu primeiro mandato que nós colocamos 49 milhões de hectares de terra a disposição da reforma agrária. No governo da Dilma foram mais dois milhões de terras e chegamos a 51 milhões de hectares disponibilizados para a reforma agrária, 52% de todas as terras disponibilizadas em 500 anos para fazer reforma agrária foi no nosso governo. Fizemos isso porque as pessoas que querem trabalhar no campo têm o direito de trabalhar no campo. E eu faço isso porque aprendi com vocês”, discursou Lula.

Junto ao presidente, o governador Clécio Luís ainda assinou a adesão do Amapá ao Programa Nacional de Gestão e Inovação, assim como assinou a Ordem de Serviço para o início das obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho.


Além dos senadores da República Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, a cerimônia contou com a presença dos ministros da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e das Cidades, Jader Filho.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page