Cedimap anuncia mobilização para a criação dos Conselhos Municipais de Direitos das Mulheres
- Jolinda Ferreira
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

O Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres do Amapá (Cedimap) intensifica sua mobilização para a criação dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres nos 16 municípios do estado. Durante a 3ª Reunião Ordinária do colegiado, realizada nesta quarta-feira (26), foram aprovadas duas atas de reuniões anteriores e discutida a participação do Cedimap na realização das conferências municipais dos direitos das mulheres. No entanto, a pauta central foi a ausência dos Conselhos Municipais dos Direitos das Mulheres em todos os municípios do Amapá.
De acordo com o Cedimap, o fato de nenhum município do Amapá possuir um conselho municipal representa um entrave significativo para a efetivação das políticas públicas voltadas às mulheres. Esses conselhos são essenciais para articular ações junto às prefeituras e câmaras municipais, além de garantir um canal direto de participação da sociedade civil na construção e fiscalização das políticas públicas.
A presidente do Cedimap, Alzira Nogueira, enfatizou que a falta dessas instâncias deixa as mulheres em situação de vulnerabilidade ainda maior, sem suporte adequado em seus municípios. Ela ressaltou que o conselho estadual iniciará uma mobilização para cobrar dos prefeitos e vereadores a criação e ativação imediata desses conselhos, garantindo que cada município tenha sua própria estrutura de atendimento e proteção às mulheres.
"A nossa terceira reunião foi muito produtiva, com todo o colegiado reunido aqui no Sindicato dos Bancários e, na ordem do dia, a nossa discussão sobre a estruturação dos conselhos municipais e também as conferências municipais de políticas para as mulheres. Porque os conselhos são importantes. Porque são instrumentos de controle social na formulação e execução de políticas públicas. Hoje, não temos conselhos municipais em funcionamento no Amapá, e isso é muito grave. Vamos mobilizar prefeitos, legislativos municipais, movimentos de mulheres, todos os atores", completa a presidente.
O Cedimap reforça que a mobilização seguirá firme para assegurar que a pauta avance e que cada município tenha sua rede de atendimento estruturada. O objetivo é ampliar a participação da sociedade e fortalecer a proteção às mulheres, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade e violência.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
Commentaires