Marcelo Guido

O Governo do Amapá dará início ao ano letivo de 2025 a partir da próxima quarta-feira, 12, na rede estadual de ensino dos 16 municípios do estado, que compreende 376 escolas.
Os dados são da matrícula escolar, realizada ao longo de janeiro. Cerca de 110 mil alunos são aguardados nas salas de aula de todas as etapas de ensino.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a volta às aulas acontecerá de forma gradual nas unidades de ensino regular. As escolas de educação indígena e modular terão um calendário próprio, de acordo com suas especificidades.

O coordenador de Educação Básica da Seed, professor Cleiberton Souza, comentou sobre a expectativa da secretaria para o início do ano letivo em toda a rede.
“A expectativa é muito grande, é um ano que a gente começa totalmente organizado, as escolas com dinheiro na conta para fazer esse retorno seguro. Estamos esperando aí mais de 109 mil estudantes a retornarem a esse processo do ano letivo de 2025. Um calendário bastante leve, porque ele começa cedo agora, no dia 12, e vai até o dia 12 de dezembro. Então, a gente está aí com muita expectativa em fazer um ano com bastante qualidade para todos os estudantes, porque eles merecem esse processo de educação de qualidade”, contou.
Souza explicou ainda que algumas escolas que ainda estão em obras não terão seu início no dia 12, mas que retornarão de forma gradual às suas atividades de ensino em outras datas, que serão divulgadas
“Algumas escolas que tiveram, ou passaram por obras e já foram entregues, tiveram o calendário estendido em 2024 e, por conta do período de férias, iniciam até o final de fevereiro. Outras escolas que ainda serão entregues, como Ruth Bezerra e Lauro Chaves, não iniciam agora; elas também iniciam nas proximidades do mês de março, início de março, que é o tempo de fazer a entrega da escola e essa organização de retorno. Outras escolas estarão por um processo de início de obras, como a Escola Maria Benigna, por exemplo, que não inicia agora, pois começará com obras. Mas a gente está aguardando esse início em outro prédio a partir do dia 10 de março. As demais escolas já iniciam agora, na quarta-feira, dia 12”, concluiu.
A novidade é que o ano letivo ou o novo ano escolar já começa com o reforço de 482 novos servidores da educação, que foram empossados em dezembro de 2024 e já concluíram o curso de formação.
Para o retorno às atividades, equipes de todas as unidades de ensino realizaram os preparativos necessários, como manutenções, limpeza e organização da infraestrutura das escolas, além do alinhamento do planejamento pedagógico e das ações de todo o período letivo, que, como informado, começa em fevereiro e termina em dezembro de 2025.
Comments