top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Amapá sai na frente e é o primeiro estado a receber treinamento do Ministério da Saúde para nova insulina no SUS

  • perolapedrosa7
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura

Jamile Moreira

A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) , reuniu farmacêuticos das redes estadual e municipal
A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) , reuniu farmacêuticos das redes estadual e municipal

O Amapá se firmou nesta terça-feira, 27, como o pioneiro nacional na implementação de novas tecnologias para o tratamento do diabetes. O estado foi escolhido pelo Ministério da Saúde para iniciar o treinamento presencial do Projeto Piloto de Migração para a Insulina Glargina, uma mudança estratégica que promete modernizar a assistência aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS).


A capacitação, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) , reuniu farmacêuticos das redes estadual e municipal. O foco é a substituição gradual da insulina NPH pela insulina glargina, uma alternativa de ação prolongada considerada mais eficaz e segura.


A migração para a insulina glargina representa um salto na qualidade do tratamento oferecido à população. Diferente da NPH, a nova insulina mantém um nível estável no organismo por mais tempo, o que traz benefícios diretos ao cotidiano do paciente, como explicou coordenadora da Assistência Farmacêutica da Sesa, Suelem da Costa.


Secretária de Assistência Hospitalar da Sesa, Marceli Okabaiashi
Secretária de Assistência Hospitalar da Sesa, Marceli Okabaiashi
“A insulina de ação prolongada está incorporada ao SUS agora no componente básico para diabetes mellitus tipo 2. Ela tem uma ação prolongada estável, o que reduz aquelas oscilações bruscas de glicemia comuns como o NPH. São menos surtos, menos crises, mas segurança no dia a dia. Geralmente a aplicação é uma vez ao dia, sempre no mesmo horário. Facilita a rotina, melhora a adesão e reduz erros”, explicou Suelem.

Para a secretária de Assistência Hospitalar da Sesa, Marceli Okabaiashi, o treinamento reforça o compromisso do Governo do Estado em ofertar tecnologias de ponta que melhoram a qualidade de vida do paciente.


“Eu estou extremamente agradecida por estar sendo, pelo estado do Amapá, o primeiro estado nessa representação desse treinamento. Dentro da nossa assistência é extremamente importante a equipe de farmacêuticos que estarem realmente comprometidos, engajados nesse projeto, fazendo os treinamentos, porque eles dão segurança”, destacou a gestora.
Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Sesa, Suelem da Costa
Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Sesa, Suelem da Costa

Os farmacêuticos participantes receberam instruções detalhadas sobre os novos protocolos e o funcionamento do dispositivo de aplicação, garantindo que, ao chegar ao paciente, a orientação seja qualificada e segura. A expectativa é que, com a expertise adquirida pelos profissionais amapaenses, o modelo sirva de referência para a expansão do projeto piloto para outras unidades da federação.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page