Água potável leva alívio à Vila do Sucuriju
- svioalmd4
- há 2 dias
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Mais de 200 galões de água mineral chegaram à Vila do Sucuriju, no município de Amapá. Moradores afetados pela estiagem e pela salinização do rio receberam ajuda imediata. A medida faz parte do plano emergencial estadual para garantir água potável às comunidades atingidas pela seca.
O secretário de Estado da Assistência Social em exercício, Hugo Paranhos, explicou que a iniciativa é do Governo do Estado, e assegura ajuda humanitária imediata aos moradores.
"Pessoal foi sancionado no dia de ontem o decreto que reconhece a situação de emergência em alguns municípios do Estado do Amapá. Um deles é o município de Amapá, onde a Vila do Sucuriju está enfrentando uma forte estiagem e também a salinização das águas, não conseguindo fazer a captação de água potável para as mais de 90 famílias que ali residem. O governador Clécio Luís determinou a total ação das equipes de governo e, nesse momento, estamos enviando mais de 200 galões de água para a região do Sucuriju, ao município de Amapá — e de lá para a Vila do Sucuriju, que são mais ou menos 12 horas de barco. Enquanto isso, as equipes de governo trabalham para que outras ações sejam enviadas à Vila do Sucuriju. Garantimos agora ajuda humanitária e alívio imediato a todos os moradores da Vila do Sucuriju.”

A iniciativa está respaldada pelo Decreto Estadual nº 9.333/2025, que reconhece situação de emergência nos municípios de Amapá (distrito do Sucuriju), Mazagão, Calçoene e Macapá (distrito do Bailique).
O trabalho é realizado em parceria entre a SEAS, a CAESA, a Defesa Civil Estadual e a Prefeitura de Amapá, com foco em garantir abastecimento e segurança hídrica das famílias até a normalização das condições climáticas.

Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários