Vendas de flores e velas crescem em frente aos cemitérios do Amapá
- svioalmd4
- 30 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Às vésperas do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, o comércio de produtos funerários — como flores, velas, cruzes, grinaldas e castiçais — registra aumento nas vendas em frente aos cemitérios dos 16 municípios do Amapá.
Em Macapá, o movimento se intensifica no entorno do Cemitério São José, no bairro Buritizal. O vendedor Josias Furtado, que atua na região há 11 anos, afirma que a procura aumenta significativamente nos dias que antecedem a data.
"Trabalhamos com tudo. Da construção aos acessórios, como velas, cruzes, vasos, capelas de vidro e flores. Fazemos todo tipo de ornamentação e reforma. Atuamos há 11 anos aqui, com empresa legalizada e serviço garantido. Nesse período, a procura aumenta bastante. Às vezes até falta produto, porque a demanda é muito alta. As pessoas buscam tudo para deixar os túmulos bem cuidados para a data”.
Enquanto o comércio aquece, os cemitérios passam por serviços de limpeza e conservação. Segundo o administrador do Cemitério São José, Sérvulo Mendes, o local está pronto para receber visitantes.
"No Dia de Finados, o cemitério abrirá às 6h e funcionará até as 18h. O portão fecha nesse horário, mas quem estiver dentro pode permanecer até as 21h. É importante que as pessoas se distribuam entre os turnos da manhã e da tarde e evitem vir muito no fim do dia. Muitos têm o costume de visitar após as 18h, mas não é recomendável. Apesar da presença da Guarda Municipal, todo local com grande movimento exige cuidado”.

A estimativa é de que mais de 65 mil pessoas visitem os cemitérios de Macapá durante o feriado, em um dos momentos mais tradicionais de homenagem e memória no estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários