top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Vendas de flores e velas crescem em frente aos cemitérios do Amapá

  • svioalmd4
  • 30 de out. de 2025
  • 2 min de leitura

Edy Wilson Silva

DIA DOS FINADOS

Comércio de produtos funerários cresce em frente aos cemitérios às vésperas do Dia de Finados
Comércio de produtos funerários cresce em frente aos cemitérios às vésperas do Dia de Finados

Às vésperas do Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, o comércio de produtos funerários — como flores, velas, cruzes, grinaldas e castiçais — registra aumento nas vendas em frente aos cemitérios dos 16 municípios do Amapá.


Em Macapá, o movimento se intensifica no entorno do Cemitério São José, no bairro Buritizal. O vendedor Josias Furtado, que atua na região há 11 anos, afirma que a procura aumenta significativamente nos dias que antecedem a data.


"Trabalhamos com tudo. Da construção aos acessórios, como velas, cruzes, vasos, capelas de vidro e flores. Fazemos todo tipo de ornamentação e reforma. Atuamos há 11 anos aqui, com empresa legalizada e serviço garantido. Nesse período, a procura aumenta bastante. Às vezes até falta produto, porque a demanda é muito alta. As pessoas buscam tudo para deixar os túmulos bem cuidados para a data”.

Enquanto o comércio aquece, os cemitérios passam por serviços de limpeza e conservação. Segundo o administrador do Cemitério São José, Sérvulo Mendes, o local está pronto para receber visitantes.


"No Dia de Finados, o cemitério abrirá às 6h e funcionará até as 18h. O portão fecha nesse horário, mas quem estiver dentro pode permanecer até as 21h. É importante que as pessoas se distribuam entre os turnos da manhã e da tarde e evitem vir muito no fim do dia. Muitos têm o costume de visitar após as 18h, mas não é recomendável. Apesar da presença da Guarda Municipal, todo local com grande movimento exige cuidado”.

Velas e flores são os produtos mais procurados
Velas e flores são os produtos mais procurados

A estimativa é de que mais de 65 mil pessoas visitem os cemitérios de Macapá durante o feriado, em um dos momentos mais tradicionais de homenagem e memória no estado.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:


 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page