Santana ganha terminal hidroviário moderno e reforça mobilidade no Amapá
- svioalmd4
- há 2 horas
- 3 min de leitura
Janete Carvalho

O novo Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana foi inaugurado na sexta-feira (30), oferecendo mais segurança e conforto para embarque e desembarque de passageiros. A cerimônia reuniu moradores e autoridades locais, incluindo o senador Randolfe Rodrigues, responsável por viabilizar recursos por meio de emenda parlamentar para a obra, que foi executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Durante a solenidade, o senador Randolfe Rodrigues destacou a importância da obra para o estado e lembrou que o terminal representa a realização de um sonho antigo dos moradores que dependem do transporte hidroviário.
“Hoje é um sonho de 69 anos, é um sonho desde a fundação de Santana em 4 de fevereiro de 1756, é um sonho de mais de 1758, é um sonho de quase dois séculos, é um sonho da expansão de Santana para dentro do continente, com o projeto da e-commerce sendo instalado aqui, é um sonho desse tempo todo, do século XX, que está sendo realizado. A homenagem é a primeira, vai aos trabalhadores que construíram esse porto a homenagem vai aos pioneiros que sempre ocuparam aqui a área portuária”.
Durante a solenidade, o governador do Amapá, Clécio Luís, ressaltou que a nova estrutura chega para contribuir e transformar a realidade local, ampliando a conexão de Santana com outros destinos.
“Uma cidade que nasceu a partir do seu porto, que tem uma vocação portuária intensa, mas ainda não tinha um espaço para as pessoas para o embarque e desembarque, com segurança, com mobilidade, acessibilidade para o idoso, a criança, para a mãe que está grávida. É isso que nós todos aqui representados da pessoa do Randolfe estamos entregando para o Amapá e para a Santana. Santana cumpriu sua vocação portuária, a vocação de ser motor da economia do Amapá, mas é um presente para o Amapá inteiro, porque tudo entra pelo porto de Santana”.
O senador Davi Alcolumbre também ressaltou a importância das parcerias entre as instituições, destacando que foram fundamentais para viabilizar a obra e garantir mais avanços para o Amapá.
“O nosso Estado cada vez mais recebe investimentos importantes para o crescimento econômico, obra de infraestrutura logística, promove geração de emprego e renda. O governador Clécio sempre apoiou a implantação deste porto, o prefeito Bala Rocha acompanhou par e passo o desenrolar da obra. E eu tenho certeza absoluta, e a minha presença reforça isso, é para referendar o trabalho exaustivo à luta do senador Randolfe Rodrigues, que liderou esse processo em Brasília, junto aos órgãos competentes, ao governo federal, para que nós pudéssemos ter quase 30 milhões liberados pelo governo federal a partir do empenho, da articulação e do trabalho do senador Randolfe”.

A administração do porto está sob responsabilidade do DNIT, que posteriormente lançará edital para concessão pública. As empresas vencedoras ficarão responsáveis pela gestão dos espaços, incluindo o terminal de passageiros (retroporto), a área naval, lanchonetes, lojas e ambientes destinados a órgãos públicos.

Orçado em aproximadamente R$ 30 milhões, o Terminal Hidroviário de Passageiros do Amapá, já conhecido como Porto do Povo, é uma das estruturas mais modernas do estado para o embarque e desembarque de passageiros. O equipamento foi erguido em uma área estratégica da cidade de Santana.

Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários