Dia da Visibilidade Trans é marcado por serviços essenciais e combate à transfobia
- svioalmd4
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Jolinda Martel

Em alusão ao Dia Nacional da Visibilidade Trans, celebrado na quinta-feira, 29, o Governo do Amapá promoveu uma programação especial coordenada pelo Centro AMA-LBTI, vinculado à Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (SEPM).
Durante a ação, foram reunidos diversos serviços essenciais voltados ao atendimento da população trans, incluindo cuidados com a saúde, assistência jurídica e acolhimento psicossocial.

Para a gerente do Centro AMA-LBTI, Simone de Jesus, a iniciativa representa um avanço significativo na garantia de direitos e no enfrentamento à transfobia.
“Para a gente o dia da visibilidade trans é um dia de reflexão. A gente não fala só de comemoração, a gente fala das atividades de políticas públicas que estão voltadas para o nosso segmento. Então hoje nós fazemos atendimento aqui para as mulheres trans e alguns homens trans, porque não tem outro organismo que faça esse acolhimento”.

A ação também teve impacto direto na vida de quem participou do evento, como Ivana Costa, que destacou a importância dos atendimentos oferecidos.
“É muito importante porque esses atendimentos nem todos têm o acesso, na verdade, tanto na rede pública, porque muitas não saem das suas casas, principalmente mulheres trans, mulheres transvestis, que têm vergonha, têm medo, porque ainda há violência. Então eu acho que é muito importante, hoje é válido o dia, para nós adquirirmos esse direito que temos. Eu já fiz alguns atendimentos, teste, já tomei vacina e vou fazer todos que tiverem para mim”.

A programação também contemplou ações de suporte social, como a entrega de kits de higiene, cadastramento em programas de empregabilidade e oficinas de sensibilização.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários