Ueap promove 3ª edição das Jornadas Pretas nas Ciências com foco em saberes, lutas e protagonismos negros
- Jolinda Ferreira
- 11 de nov. de 2025
- 1 min de leitura
Jolinda Martel

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) realizou nos dias 10 e 11 de novembro, a 3ª edição das Jornadas Pretas nas Ciências: Saberes, Lutas e Protagonismos.
O evento, coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), e tem como objetivo valorizar os conhecimentos produzidos por pessoas negras em diversas áreas do saber, reconhecendo suas trajetórias e contribuições para a ciência e para a promoção de uma educação antirracista.
Para a pró-reitora Marcela, a Jornada reforça o compromisso da Ueap com uma universidade mais inclusivo.
“Estamos na terceira edição das Jornadas Pretas na Ciência, que é um evento que visa promover justamente essa acessibilidade. A ciência deve estar disponível para todos, independente da cor, independente da classe social, independente do gênero. Mas a gente sabe que durante muitos anos, e a gente tem poucos pesquisadores, ou tem pouca visibilidade de pesquisadores negros, de cientistas negros, apesar de grande contribuição de negros para a ciência no mundo todo. E nesse sentido, é importante que se façam essas discussões, principalmente no nosso estado, em discussões a nível da academia, trazer pessoas para discutir isso, e também fortalecer outros programas”.

Na segunda (10) a programação contou com palestras conduzidas por Jéssica Thaís e Zé Miguel, apresentação cultural Mulheres na Percussão, celebrando a força e o protagonismo feminino na música. Na terça-feira (11), o cronograma incluiu rodas de conversa, lançamento de livros e apresentações de resumos acadêmicos.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários