Ueap inicia cursinho preparatório do Enem para jovens em vulnerabilidade
- svioalmd4
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Iniciou nesta terça-feira (8), no auditório da Secretaria Estadual da Juventude (Sejuv), a aula inaugural do cursinho preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é fruto da parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão, da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), a Rede Nacional de Cursinhos Populares e a própria Sejuv.
As aulas são destinadas a 100 selecionados por chamada pública aberta em junho, como explica Kátia Paulino dos Santos, reitora da Ueap.
“É uma proposta de um cursinho popular viabilizada por meio de um edital do MEC que a Universidade do Estado do Amapá acessou, garantindo 30 vagas para o estado, sendo que essas 30 vagas os alunos vão ter acesso à bolsa, a um incentivo de 200 reais para se manter no cursinho e ter mais condições para a sua alimentação, e consolidamos uma parceria muito importante com a Secretaria de Juventude, que por meio do programa Amapá Jovem disponibilizou mais 70 bolsas. Então hoje temos um montante de 100 alunos integralmente com bolsas e a proposta do cursinho inicia aqui nas instalações no auditório da Secretaria da Juventude”.
Caroline Lima, aluna da Escola Estadual Rivanda Nazaré, ressaltou a importância do cursinho. Ela estava ansiosa pelo início das aulas.
“Para mim é algo muito importante, é a primeira vez que eu vou fazer o Enem esse ano, e é uma oportunidade que muitas pessoas queriam ter, e é uma oportunidade única que vai me ajudar bastante a conseguir tirar uma nota boa no Enem e conseguir a faculdade que eu tanto desejo. Então eu acredito que é algo muito bom para todos que estão aqui, para todos que conseguiram essa vaga”.
As aulas iniciam em julho e vão até novembro. Das 100 vagas ofertadas, 30 serão custeadas pela Ueap com o auxílio de R$ 200, e 70 pela Sejuv, com um auxílio de R$ 250 mensais. Candidatos que já recebem bolsa do programa Amapá Jovem não podem acumular os benefícios.
A ação faz parte do programa “Comunica-Ação Coletiva: Enem com as juventudes periféricas amazônicas” e tem como objetivo ampliar a oportunidade de ensino para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários