top of page
Buscar

Ueap celebra 19 anos com conquistas, homenagens e reajuste salarial anunciado

  • svioalmd4
  • 4 de jun.
  • 3 min de leitura

Edy Wilson Silva


UEAP

A Ueap produz e compartilha conhecimento, levando inovação e melhorias à comunidade por meio da ciência e tecnologia
A Ueap produz e compartilha conhecimento, levando inovação e melhorias à comunidade por meio da ciência e tecnologia

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) completou 19 anos nesta terça-feira, 3 de junho, com uma programação especial que incluiu música ao vivo, homenagens e o anúncio de reajuste salarial para professores e técnicos administrativos. O aumento, concedido pelo governador Clécio Luís, será pago retroativamente a abril, com previsão de quitação até o fim de junho.


A reitora da Ueap, professora Kátia Paulino, destacou o momento como histórico para a instituição.


“É um sentimento de muita felicidade e gratidão pelos 19 anos de funcionamento da nossa universidade. Uma trajetória marcada por entrega científica, pela formação de profissionais de alto impacto e por professores que integram o rol dos grandes pesquisadores do Amapá e do Brasil. Então, a sensação, com toda certeza, é de gratidão. O Estado do Amapá tem dialogado de forma muito próxima com a universidade. Foram mais de 200 chamamentos, se considerarmos o quantitativo de professores e técnicos administrativos dos dois últimos concursos da instituição. Além disso, recentemente houve a repactuação e valorização da carreira dos dois segmentos: técnico e administrativo”.

Representando os docentes e a classe artística, o cantor e professor Zé Miguel ressaltou a importância da Ueap para o desenvolvimento social do Amapá.


“A Ueap é um centro de produção e disseminação de conhecimento e, sobretudo, de irradiação desse saber. O que se produz aqui chega à comunidade, levando inovação e melhores condições de vida para o nosso povo, por meio da ciência e da tecnologia. É um centro de ciência macapaense, amapaense — uma universidade ainda jovem, mas que já conta com um corpo docente qualificado. Acabamos de receber mais de 100 novos professores; hoje somos mais de 200 docentes. Como professor, artista e cidadão amapaense, me sinto muito honrado por fazer parte dessa universidade e por construir conhecimento com nossos alunos e com a comunidade. Viva a Ueap! Que todos abracem essa instituição, reconhecendo o valor que ela realmente tem”.

Entre os estudantes, o universitário Odailson Moraes, do curso de Ciências Naturais com habilitação em Biologia, falou com orgulho sobre o crescimento da instituição.


“Ver a universidade crescendo, se desenvolvendo cada vez mais, é motivo de orgulho — não só para a gente, mas para os que ainda virão. É gratificante ver a alegria dos jovens que entram na universidade em busca de um futuro, de oportunidades. A universidade está acolhendo e incentivando jovens protagonistas. Sempre tive o sonho de estudar Biologia. Quando vi a oportunidade de ingressar na Ueap, tentei — e consegui”.

Já a estudante Lizely Pereira Tavares também compartilhou sua experiência e a gratidão por fazer parte da universidade.


“Entrei em 2022. Estou indo para o sexto semestre e estou muito feliz com o curso. Sou a primeira da minha família a cursar uma universidade pública. Estar aqui é muito gratificante. Hoje estamos prestigiando os alunos dos projetos de extensão, que fazem essa ponte entre a universidade e a comunidade. Eles são essa conexão. Assistimos à apresentação sobre essa experiência e, em seguida, vamos cortar o bolo dos 19 anos. Para quem deseja ingressar na universidade, pode vir. Aqui há várias oportunidades”.

O evento foi encerrado com um momento de confraternização, reafirmando o espírito de comunidade acadêmica da Ueap e o compromisso com a formação de profissionais preparados para transformar o Amapá. O governador Clécio Luís foi representado pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Edivan Barros.



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page