Turismo em alta: Plano Brasis fortalece imagem do Brasil e impulsiona o setor no Amapá
- svioalmd4
- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Joinda Martel

A Embratur, em parceria com o Sebrae e o Governo do Amapá, realizou nesta quinta-feira (17), em Macapá, a apresentação oficial do Plano Brasis, a nova estratégia internacional de marketing turístico do Brasil.
A ação ocorre em um momento de recordes para o turismo brasileiro e em que o Amapá registra uma alta de 45,58% na chegada de turistas internacionais no primeiro semestre de 2025. O governador do Amapá Clécio, comentou que o Amapá tem muito a oferecer para a economia do estado através do turismo.
“Algumas pautas são prioritárias, o turismo é uma das, porque a indústria limpa, a economia produtiva demais, faz processos circulares muito importantes, a turista fica restaurando a cultura, e nós temos muito a oferecer, desde o nosso jeito, a nossa receptividade, a nossa cultura, a nossa culinária, as nossas rotas, passamos agora, também muito devido a esse trabalho com a Embratur, com o Ministério do Turismo”.
O evento marca a chegada do plano à região norte, onde será apresentado o documento orientador com diretrizes específicas para fortalecer o turismo. Marcelo Freixo, presidente nacional da Embratur, falou que o foco tem que ser nos diferenciais, como a bioeconomia e a cultura.
“O Amapá é um grande destino, um lugar de sustentabilidade, com natureza preservada, um lugar com uma história muito grande, com patrimônio histórico muito potente. Então, a gente precisa fazer que esse turismo internacional possa chegar também no Amapá. Isso passa por vários desafios, mas o primeiro dele é a gente ter um plano de marketing internacional com estratégia pra atrair esses turistas e fazer o que o turismo seja uma fonte de geração de emprego, renda e de desenvolvimento”.
O Plano Brasis está percorrendo as 27 unidades da federação para garantir um alinhamento entre estratégias nacionais, tendo como foco as peculiaridades de cada região. O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, disse que a estratégia é apostar no marketing visual.
“Consiste basicamente na internacionalização do ativo turismo amapaense para que a gente possa mostrar no marketing, na construção visual, mostrar o potencial turístico desenvolvido pelos amapaenses, que dessa forma o Sebrae está amplamente envolvido. A gente foi em cada um dos 16 municípios e muito especialmente ouvir a população do município, que apontou aquilo que eles já consideravam um atrativo turístico daquele município e o que poderia ainda ser construído de atrativo. Agora é fazer estrutura e mostrar, criar a vontade para que o Brasil venha conhecer o grande potencial turístico exclusivo que o povo do Amapá e o estado do Amapá têm”.
A proposta da Embratur é reposicionar a imagem do Brasil no mundo, promovendo ações integradas entre o Governo Federal, estados e o turístico.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários