TSE abre códigos-fonte dos sistemas eleitorais que serão usados em 2026
- svioalmd4
- 8 de out.
- 1 min de leitura
Brenda Soares*

A um ano das eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidido pela ministra Cármen Lúcia, iniciou em outubro a abertura dos códigos-fonte dos sistemas que serão utilizados no pleito de 2026. A medida marca o primeiro passo do ciclo de fiscalização do processo eleitoral e tem como objetivo ampliar a transparência, permitindo que os sistemas sejam inspecionados por entidades fiscalizadoras autorizadas.
Com a iniciativa, o TSE busca reforçar a confiança nas urnas eletrônicas e demonstrar a segurança dos dados envolvidos na votação e apuração.
Os códigos-fonte reúnem instruções que definem o funcionamento dos sistemas eleitorais, garantindo segurança, integridade e auditabilidade ao longo do processo de votação e apuração dos resultados. Com a abertura dos códigos, as instituições fiscalizadoras habilitadas podem realizar inspeções nos sistemas, assegurando a transparência do processo eleitoral.
Na ocasião, foram apresentados os principais momentos de fiscalização dos sistemas eleitorais — desde a abertura dos códigos-fonte até o período pós-eleição —, incluindo a expedição do boletim de urna após a conclusão da votação.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários