Titular de Relações Internacionais avalia como positiva participação do Amapá em Comissão Mista Transfronteiriça
- svioalmd4
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

A participação do Amapá na 14ª Reunião da Comissão Mista Transfronteiriça (CMT) Brasil-França, realizada em Caiena, nos dias 11 e 12 de junho, foi avaliada positivamente pelo secretário de Relações Internacionais, Fabricio Penafort, em entrevista ao Bom Dia Difusora.

O gestor destacou os avanços na cooperação na fronteira do Amapá com a Guiana Francesa, que, neste ano, discutiu temas nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento econômico, entre outros. Segundo Fabrício, a reunião aconteceu em um momento muito favorável e amistoso entre os dois países.
“Nesta edição, a gente tratou dos temas de educação, de cultura, de questões indígenas, do desenvolvimento econômico, segurança pública e meio ambiente. E essa Comissão Mista Transfronteiriça acontece num ambiente muito diferente. Ela acontece seis dias depois do presidente Macron anunciar a decisão pela supressão do visto para brasileiros entrarem na Guiana Francesa. Então, ela acontece num ambiente que aponta para um futuro muito interessante, um melhor fluxo de pessoas, maior facilidade para brasileiros entrarem na Guiana Francesa e realizarem todas essas cooperações, efetivarem essas cooperações”, explicou Fabrício.
O secretário também enfatizou o protagonismo do Amapá nos debates do fórum, que consolidou o diálogo diplomático e a cooperação entre os dois países na região de fronteira. Ele considerou o encontro histórico devido aos resultados que serão colhidos pelos amapaenses nos próximos meses.
“Então, a gente vai ver as famílias se reconectando, as famílias de brasileiros que estão na Guiana Francesa poderão visitar a Guiana Francesa, a gente vai ver um empresário amapaense atravessando para fazer negócios, para gerar emprego, para vender para a Guiana Francesa, além de todas as cooperações que a gente realiza em matéria de cultura, de saúde pública, de segurança pública, de meio ambiente. Então, ela é histórica por essa razão, porque a gente vai ter muito em breve, a gente aguarda os detalhes de tudo isso, mas muito em breve a gente deve ter aí todo esse cenário muito bem explicado sobre a facilidade para brasileiros entrarem na Guiana Francesa e toda essa cooperação se efetivando nesse ambiente”, garantiu o secretário.
O encontro ocorre alternadamente entre o Brasil e a França, uma vez por ano. A 14ª CMT consolida a regularidade das reuniões e a continuidade das ações bilaterais, que foram retomadas em 2023 após quatro anos.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários