top of page
720X450.gif
Buscar

TCE/AP promove 1º Fórum de Gestão e Controles para fortalecer a administração pública no Amapá

  • svioalmd4
  • 18 de ago.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


TCE

A programação incluiu palestras e painéis que abordaram os desafios no controle das transferências realizadas por meio das emendas PIX
A programação incluiu palestras e painéis que abordaram os desafios no controle das transferências realizadas por meio das emendas PIX

O Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP) promoveu, nesta segunda-feira (18), o 1º Fórum de Gestão e Controles do Amapá, um espaço de diálogo e aprendizado voltado ao fortalecimento da administração pública.


A programação contou com palestras e painéis com temáticas sobre os desafios no controle das transferências das emendas PIX e a importância dos controles interno e externo para garantir eficiência e responsabilidade na gestão, como explica o presidente do TCE-AP, Reginaldo Ennes.


“O objetivo do Fórum, é aproximar os gestores municipais, e os estaduais do tribunal e ao mesmo tempo disponibilizar novas ferramentas de gestão, de controle para os municípios e para o Estado. Nós já lançamos o Geobras, hoje nós vamos lançar um painel de acompanhamento de despesa pública, vamos lançar um portal TCE, no qual nós vamos ter o cadastramento de todos os gestores do Estado e depois esses gestores poderão interagir e encaminhar documentos diretamente via eletrônica e dando um avanço na parte tecnológica do Tribunal, que é o nosso objetivo. Então, é um evento que também a própria população poderá acompanhar todos esses painéis, quanto está sendo gasto com o pessoal no Estado, das obras públicas. Logo depois nós já iremos entrar com a saúde, com a educação, com outros painéis, que são painéis que dão transparência da gestão pública em todo o estado da Amapá”.

Teles Júnior, vice-governador do Amapá, ressaltou que o momento é importante para o conhecimento e aperfeiçoamento de ferramentas já existentes, além da ampliação dos serviços ofertados pelo TCE.


“E hoje você tem um trabalho diferenciado tribunal, que é um trabalho muito mais preventivo do que um trabalho corretivo, e nós do governo precisamos acompanhar esse ritmo de implementação para que a gente não possa sofrer as consequências legais das ações do Tribunal de Contas em cima dos órgãos do Estado. Um outro ponto importante, que esse fórum vai tratar, é a avaliação e monitoramento de políticas públicas, que ainda é um calcanhar de Aquiles nos governos do Brasil todo, a gente tem uma rotina de monitoramento e avaliação para mensurar e verificar os resultados das políticas públicas, e o Tribunal de Contas da Amapá nos últimos anos vem avançando nesse sentido, eu estou confiante que em breve a gente consiga ter isso já bem institucionalizado na Amapá Isso vai nos ajudar bastante a melhorar a relação gasto-eficiência”.

O evento contou também com a participação de gestores municipais e da sociedade civil. Durante a programação, um dos temas abordados foi “Prestação de contas como instrumento de transparência, demonstração de desempenho e regularidade da gestão”, além de oficinas práticas voltadas para o controle interno e a elaboração de relatórios de auditoria.


O 1º Fórum de Gestão e Controles do Amapá está sendo realizado no auditório do Sebrae Macapá e se encerra nesta terça-feira (19).


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page