top of page
720X450.gif
Buscar

Servidores públicos terão acesso facilitado à energia solar através de programa pioneiro estadual

  • perolapedrosa7
  • 22 de ago.
  • 3 min de leitura

Janete Carvalho

ENERGIA
O governador Clécio Luís ressaltou que é um programa inédito, mas é fruto também de um trabalho que já vinha sendo feito há alguns anos
O governador Clécio Luís ressaltou que é um programa inédito, mas é fruto também de um trabalho que já vinha sendo feito há alguns anos

O Governo do Amapá deu um passo importante rumo à sustentabilidade com o lançamento do programa “Amapá Solar Servidor”, nesta quinta-feira (21).


A iniciativa vai facilitar o acesso de servidores públicos estaduais à energia solar, por meio de crédito consignado com condições especiais para instalação de sistemas fotovoltaicos em suas casas.


O governador Clécio Luís ressaltou que é um programa inédito, mas é fruto também de um trabalho que já vinha sendo feito há alguns anos no estado e agora desponta no Amapá.


“O programa já existia tem uma série de ações, mas esse é voltado para o servidor público para poder financiar o seu kit de energia solar a partir da margem consignada, tem vários bancos de fora, ou seja, é dinheiro novo que entra no mercado, especialmente nesse segmento que gera emprego, muita renda. Estima-se aí uma carteira de 300 milhões de reais para movimentar com aproximadamente 15 mil clientes iniciais. Então tem muito trabalho para o segmento, muita venda. O Amapá dá mais um passo importante, seja na relação com o serviço público, na geração de energia limpa, na responsabilidade ambiental, das mudanças climáticas e gera economia para esse mesmo servidor. Então, é um conjunto de ações que, a partir desse financiamento, melhoram a vida das pessoas e fazem eles economizarem também”.

Clécio enfatizou que os kits de energia serão comprados diretamente dos fornecedores que estão instalados no estado, e que a Expofeira será importante para a propagação dos interessados em obter essa nova fonte de energia.


“Estima-se que tem mais de 60 empresas aptas no Amapá a fornecer esse tipo de equipamento, já estão credenciadas 13. Antes de começar o programa, já tem mais em 5 análises, e a tendência é aumentar. Eles vão ser presença marcante na Expofeira e vão fazer muitos negócios. A Expofeira vai encerrar e o setor de energia solar vai continuar gerando emprego, vendendo, fazendo montagem, fazendo negócios a partir do que vai ser vendido na Expofeira, principalmente com esse grande incentivo que é o Amapá solar servidor”.
A expectativa é que mais de 15 mil sistemas sejam instalados, impulsionando a geração de energia limpa e garantindo a criação de cerca de 4.750 empregos diretos e indiretos
A expectativa é que mais de 15 mil sistemas sejam instalados, impulsionando a geração de energia limpa e garantindo a criação de cerca de 4.750 empregos diretos e indiretos

Keliandro Rêgo Góes, presidente da Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar, explicou como será feito o acompanhamento das instalações dos kits para garantir qualidade e segurança ao servidor.


“As instalações, seguem um critério de normativas pelo Crea, ou seja, as empresas têm os cadastros dentro do Crea, onde o engenheiro tem uma responsabilidade técnica. Agora, como empresa, a responsabilidade institucional, a AP Solar associação, ela tem a conversar com todas as empresas, a fiscalização direta com as mesmas, fazendo com que realmente repassem o que foi vendido. Então, eu garanto aos servidores públicos que aderirem a esse programa que eles vão estar muito bem amparados, as empresas são de altíssimas responsabilidades. Nós criamos critérios muito grandes para que elas fossem credenciadas”.

Além de reduzir a conta de luz, o programa também representa um investimento no futuro do estado. A expectativa é que mais de 15 mil sistemas sejam instalados, impulsionando a geração de energia limpa e garantindo a criação de cerca de 4.750 empregos diretos e indiretos.


O Programa é coordenado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), o “Amapá Solar Servidor” oferece linhas de crédito com juros a partir de 2,5% ao mês e início do pagamento somente após a instalação dos equipamentos.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page