Senai Amapá promove 1º Fórum para fortalecer a educação técnica na Região Norte
- svioalmd4
- 6 de ago.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

Encerra-se nesta quarta-feira, 6, o 1º Fórum de Educação Profissional e Técnica da Região Norte, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Amapá. O evento reúne especialistas, gestores e representantes do setor produtivo para discutir os desafios da formação técnica e alinhar a educação às demandas do mercado de trabalho. A programação começou na terça-feira, 5.
Representando a secretária de Estado da Educação, Sandra Casemiro, a secretária adjunta de Política Educacional da Seed, Daniela Dias, destacou o papel da rede pública na oferta de cursos técnicos.
“Atualmente, contamos com nove Centros Profissionalizantes e também oferecemos cursos técnicos integrados ao ensino médio. A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza formações em diversas áreas, como tecnologia da informação, comunicação, hotelaria e recursos humanos. É essencial estarmos cada vez mais próximos das instituições que atuam estrategicamente para atender às necessidades do mercado, tanto públicas quanto privadas”.
Para a diretora de Operações do Senai Amapá, Alyne Vieira, alinhar a educação às necessidades do setor produtivo é um desafio constante.
“O mercado de trabalho na Região Norte ainda enfrenta grandes desafios. Muitas pessoas se perguntam onde estão as oportunidades e o que é preciso fazer para conquistar uma vaga. Nós, enquanto agentes educadores, temos o compromisso de oferecer ensino de qualidade e, ao mesmo tempo, alinhado às demandas do setor privado. Áreas como logística, construção civil, transporte e a nova cadeia de petróleo e gás exigem profissionais qualificados”.
Já a reitora em exercício do Instituto Federal do Amapá (Ifap), Juliana Farias, ressaltou a importância da instituição na formação de jovens para o mundo do trabalho.
“O Ifap oferece uma ampla variedade de cursos técnicos e integrados, todos gratuitos e de alta qualidade, com foco na preparação de profissionais para o mundo do trabalho. Nosso objetivo é atender às cadeias produtivas locais e formar técnicos capazes de contribuir para o desenvolvimento do estado. Atualmente, contamos com sete unidades em funcionamento e ofertamos áreas como administração, meio ambiente e desenvolvimento social, garantindo uma formação sólida e alinhada ao mercado”.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários