Seminário reúne gestores dos 16 municípios para aprimorar a Atenção Primária à Saúde no Amapá
- perolapedrosa7
- 7 de out.
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de out.
Jamile Moreira

Para fortalecer a atenção primária à saúde, o Governo do Amapá em parceria com o Ministério da Saúde, reúne gestores dos 16 municípios do estado no Seminário “Atenção Primária à Saúde (APS) nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado”, com objetivo de qualificar os profissionais municipais e estaduais em técnicas voltadas ao aprimoramento da gestão e da qualidade do cuidado nos territórios.
De acordo com a gerente Estadual de Atenção Primária à Saúde, Renata Hamoy, as secretarias de saúde fortalecidas nos municípios desafogam a alta e média complexidade, atuando na saúde preventiva e diminuindo a incidência de casos graves.

“Fortalecendo a atenção primária, nós diminuímos cirurgias, internações, diminuímos a demanda da média de alta complexidade, até porque a atenção primária à saúde é a porta de entrada do Sistema Único de Saúde, é o primeiro contato do usuário com o serviço de saúde. Então, como políticas de governo, nós estamos para qualificar gestores municipais, gestores estaduais, profissionais de atenção primária que estão no território fazendo essa política”, disse Renata.
O secretário adjunto de atenção primária do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, falou sobre a importância de fortalecer a atenção primária nos municípios através do compartilhamento de conhecimento e experiências que melhorem o atendimento à população.
“Nós estamos aqui trazendo alguns casos, o conjunto de conhecimentos e experiências que nós temos, dialogando muito com os municípios. Porque nesse espaço aqui a gente vai trocando informações, que a gente vai fortalecendo, trazendo novos conteúdos, e com isso tudo isso é absorvido, interpretado e colocado em prática nos municípios. Então tudo isso aqui é muito importante para fortalecer a Atenção Primária aqui no estado do Amapá. A atenção primária fortalecida é muito importante e especial porque ela coordena o cuidado. Então ela é a primeira, é a porta prioritária para os usuários do Sistema Único de Saúde”.

O secretário de saúde do município de Amapá, Zanilson Ramos, ressaltou que a participação no seminário possibilita a correção de falhas e o aprimoramento da gestão de trabalho para oferecer um atendimento de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Com esse evento, a gente pode identificar nossas falhas, corrigi-las e também capacitar ainda mais as nossas equipes, para que possamos chegar até o paciente, aquele cliente, que a gente possa levar para ele um melhor atendimento, corrigir também nossos pontos de apoio e também capacitá-los para um melhor atendimento. Queremos agradecer aqui ao Ministério da Saúde, à Secretaria de Estado que trouxe esse evento, ao Cosems também pelo apoio e só temos a agradecer, porque com tudo isso tem ganho é a população que vai ser atendida bem melhor”, disse Zanilson.

O seminário promoveu ainda atendimento direto a gestores municipais fortalecendo o vínculo entre os diferentes níveis de gestão. A iniciativa integra o compromisso do Governo do Estado e do Ministério da Saúde em valorizar a Atenção Primária, e garantir cuidado integral às comunidades amapaenses.




Comentários