top of page
720X450.gif
Buscar

Seminário debate impactos do alcoolismo na saúde e na sociedade

  • jamilemoreira6
  • há 2 minutos
  • 2 min de leitura

Brenda Soares*

ALCOOLICOS ANONIMOS
Evento capacitou profissionais que lidam com questões relacionadas ao abuso de álcool
Evento capacitou profissionais que lidam com questões relacionadas ao abuso de álcool

A Irmandade Alcóolicos Anônimos (A.A.) realizou nesta quarta-feira (19), o Seminário para Profissionais, com o tema “As repercussões do alcoolismo no ambiente familiar, laboral e social”. O encontro teve como objetivo conscientizar e promover debates sobre os impactos do alcoolismo na sociedade.


Com o intuito de capacitar profissionais que lidam direta ou indiretamente com questões relacionadas ao uso abusivo de álcool, a programação contou com palestras sobre “A medicina e o alcoolismo”, “A segurança pública e o alcoolismo” e ainda, “Alcoolismo como expressão da questão social e a proposta de A.A.”.


Para a assistente social e amiga de A.A., Jane Betânia, dar visibilidade a causa defendida pela associação é uma forma de levar informação e ajuda a quem mais precisa.


“Esses eventos precisam chegar a mais lugares para que as pessoas compreendam, entendam as causas, o que causa na pessoa o álcool e os danos que ele pode trazer para a sociedade, que não são poucos, e entender onde procurar ajuda, porque muitas das vezes você está precisando de ajuda, mas você não sabe onde procurar. Então, esses eventos fazem essa troca de informação para que você saiba que se você está precisando de ajuda, você tem um CAPS AD, você tem o Alcoólicos Anônimos, você tem uma assistência social, você tem a saúde que pode estar dando esse suporte para você, porque sozinho você não consegue, mas com ajuda tudo se torna mais fácil”.

Segundo o relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2024, estima-se que, no mundo, 400 milhões de pessoas convivam com transtornos relacionados ao vício em bebidas alcoólicas. Entre as condições mais comuns estão o desenvolvimento de doenças hepáticas, doenças cardíacas e diferentes tipos de câncer, além de problemas de saúde mental e comportamental – como depressão e ansiedade.


No Amapá, o acolhimento oferecido pelo A.A. está presente em sete municípios – Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Ferreira Gomes, Calçoene e Oiapoque, e conta com o total de 25 grupos em atividade. Os serviços oferecidos pela irmandade podem ser encontrados em grupos locais ou no espaço de atendimento ao público, localizado na Alameda Isaac Alcolumbre, n.º 69 A, bairro central de Macapá.


O seminário foi apresentado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá e contou com a colaboração da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Amapá.


*Estagiária sob supervisão



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page