Amapá mostra força da juventude em debates da COP30
- perolapedrosa7
- há 11 minutos
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

No oitavo dia da COP30, realizada em Belém (PA), jovens amapaenses participaram de debates e palestras promovidos pela Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv) nesta terça-feira (18). As discussões abordaram temas centrais sobre o papel da juventude na construção de políticas públicas e de ações sustentáveis.
A secretária da Juventude, Priscila Magno, destacou a importância da atuação direta dos jovens nos espaços de decisão, reforçando que eles são fundamentais para impulsionar soluções e fortalecer políticas estratégicas para o futuro do Amapá.
"Trouxemos jovens empreendedores para a gente, primeiro, expor o que a juventude tem e tanto contribui com o desenvolvimento do estado do Amapá, mas também mostrar políticas públicas realizadas, concretizadas pelo governo, para a juventude amapaense. Além disso, a gente vai ter muita discussão falando sobre a realidade do nosso estado. É muito importante que dentro desse espaço, que discute também o futuro do mundo, a gente possa incluir a nossa juventude, porque é ela que mais sofre, principalmente aqueles jovens ribeirinhos, jovens da periferia, com a crise climática".
Isaac Vale, jovem empreendedor que fabrica skates utilizando resíduos da biodiversidade amazônica, destacou o esforço do Governo do Amapá em incentivar iniciativas inovadoras. Para ele, sua trajetória evidencia o potencial criativo da juventude presente na COP30.
"Foi a partir de uma feira de exposição que a Sejuv me convidou a participar, e participando da feira eu obtive o reconhecimento da Sejuv eles viram o potencial da Ekko Shape, e que começou para eu estar aqui na Cop30 e representar o Amapá, e está sendo um exemplo não só para mim, mas eu também queria deixar o gatilho de que é possível você inovar com sustentabilidade na tentativa de fazer a mudança na Amazônia e estar aqui hoje mostrando que estamos sendo exemplo para outros tipos de novos empresários que vão vir a partir da minha ideia, assim espero e está sendo muito enriquecedor para mim, e acredito que isso vai mudar a vida de outras pessoas".
Durante as apresentações, os jovens destacaram programas sociais do Governo do Amapá e o incentivo às ideias inovadoras, reforçando a necessidade de ampliar a participação da juventude e fortalecer ações que impulsionem o protagonismo juvenil no estado.
