top of page
720X450.gif
Buscar

Semana Formativa fortalece criação de grêmios estudantis no Amapá

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 27 de mai.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


GREMIO ESTUDANTIL

O evento é uma continuidade ao calendário de protagonismo estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e segue até o dia 30 de Maio.
O evento é uma continuidade ao calendário de protagonismo estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e segue até o dia 30 de Maio.

Com o objetivo de incentivar a criação de grêmios estudantis na rede estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou, na terça-feira (27), a Semana Formativa Grêmio Estudantil 2025, com oficinas, palestras e rodas de conversa em 24 escolas de Macapá, Santana e Oiapoque.


A gerente de Protagonismo Estudantil da Seed, Andressa Nunes, destacou que a formação foi um espaço para que os estudantes desenvolvessem consciência cidadã, aprendessem a dialogar e decidissem coletivamente.


“Esse encontro está sendo realizado para que a gente possa orientar e capacitar os alunos, principalmente os líderes de turma, para que eles possam levar para dentro das escolas o processo de um grêmio estudantil, como são as etapas todas do Grêmio, como vai ser esse processo dentro da escola. Não só com ele, mas com os colegas de turma, na comunidade que envolve também esse processo de eleição gremista”.

Eloisa Costa, aluna da escola estadual José Firmo do Nascimento, ressaltou que a experiência a incentivou a ser mais atuante nas decisões escolares.


“Primeiramente, a gente quer mostrar com o Grêmio que os alunos podem ter um protagonismo mais ativo dentro da escola, muitos alunos ainda não encontraram ali a sua liderança, a sua voz ativa. Então a gente quer fazer com que os alunos tenham uma voz mais ativa dentro da escola, que eles também sejam uma voz de mudança dentro da escola, que tragam melhorias e ajudem toda a equipe escolar a cada vez mais melhorar a nossa escola”.

Avanildo Duque, Coordenador de articulação e sustentabilidade da campanha nacional pelo direito á educação do estado de Pernambuco, reforçou a importância da formação dos grêmios nas escolas.


“Campanha tem o propósito de envolver toda a sociedade brasileira na defesa da educação pública de qualidade, e uma das coisas importantes é envolver não só estudantes, professores, a comunidade escolar, mas todas as pessoas que têm o propósito de melhorar a educação no nosso país. Para a gente o sentido da educação são os estudantes, ou seja, é a finalidade principal, e a gente que atua apenas no âmbito da educação pública, priorizamos a educa básica que é onde justamente estão os jovens e as jovens”.

O evento é uma continuidade ao calendário de protagonismo estudantil da Secretaria de Estado da Educação (Seed), e segue até o dia 30 de Maio. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv), Secretaria de Estado de Mobilização e Participação Popular (Semopp), Ministério Público do Estado do Amapá (MPE/AP), Escola Judiciária Eleitoral do Amapá (EJE/AP), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE).


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page