Secretaria da Mineração realiza censo visando políticas públicas para o setor minerário
- svioalmd4
- 27 de ago.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Com o objetivo de traçar um panorama atualizado da mineração no estado, o Governo do Amapá iniciou o Censo Mineral e de Pessoal, que vai mapear o perfil dos trabalhadores do setor. A ação é coordenada pela Secretaria de Estado da Mineração (Semin), em parceria com a Federação das Cooperativas de Garimpeiros do Estado do Amapá (Fecoomi).

De acordo com dados preliminares da Semin, cerca de 10 mil pessoas trabalham com mineração. O secretário da pasta, Haolibamo Mamede Barbosa, explicou que o levantamento é uma forma de obter informações fidedignas para orientar políticas públicas mais eficientes para o setor.
“Nós estamos realizando esse censo com o objetivo de saber quantos somos e aonde estamos no Estado. Os trabalhadores da mineração, chamados de garimpeiros, nós temos ideia que eles sejam aproximadamente 10 mil pessoas. No entanto, nós não sabemos o número real, quem está trabalhando na legalidade e quantos estão trabalhando na ilegalidade. Então, o censo tem o objetivo de localizar, mapear e dar visibilidade a esses trabalhadores”, explicou Mamede.
Ainda segundo o gestor, as equipes da Semin, com o apoio da federação, percorrem as áreas já conhecidas pela atividade para realizar o mapeamento.
“Nós estamos com duas equipes, começamos por Ferreira Gomes e Porto Grande e Cutias, depois nós vamos para Calçoene, Lourenço e a parte de Cassiporé que já faz parte de Oiapoque e a Serra do Navio também. Então nós estamos indo a eles, e esse censo está sendo feito pela Secretaria, em convênio com a Federação das Cooperativas de Mineração do Estado Amapá. É uma parceria nossa, porque eles sabem onde estão as pessoas e onde elas estão trabalhando”, pontuou o gestor.
A cooperação técnica com a federação inclui ações como boas práticas de mineração, licenciamento da atividade, quando for possível, além de segurança do trabalho e uso obrigatório de equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outras. A previsão é que o censo seja concluído até o final de setembro.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários