Saúde mental ganha reforço com nova estrutura do Caps Acolher
- svioalmd4
- 26 de ago.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Projetado para garantir acolhimento e funcionalidade, o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps Acolher), do Governo do Amapá, foi entregue nesta terça-feira (26), em Macapá.
A unidade oferece uma estrutura moderna, acessível e preparada para ampliar a qualidade no atendimento de pessoas em tratamento, como ressalta Nair Mota, secretária estadual de Saúde do Governo do Amapá (Sesa).
“É um novo espaço de atendimento aos nossos pacientes que fazem, e que têm essa necessidade de atendimento psicossocial, cuidado da saúde mental. Então hoje o governo está entregando esse importante espaço, totalmente revitalizado, adequado a esse atendimento”.
Rômulo Lima, gerente do Caps AD, explicou que a unidade terá múltiplos profissionais para atendimentos por meio de encaminhamentos e de forma espontânea.
“Os atendimentos são individuais, com equipe múltipla, com o psiquiatra, clínico, a equipe de enfermagem, enfermeira, técnica de enfermagem. A gente também tem a equipe psicossocial, são os psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, e a gente tem o suporte farmacêutico. Então o paciente passa com o médico e ele já pega o medicamento que ele vai utilizar. Basicamente, a gente atende pacientes de três formas. Aquelas pessoas que vêm de maneira espontânea, procuram serviço, pessoas que são encaminhadas de outros serviços, e os pacientes que são encaminhados da justiça e que fazem o tratamento compulsoriamente”.

O prédio conta com consultórios, sala de triagem, enfermagem, farmácia, enfermarias, recepção e espaço multiprofissional, assegurando um ambiente completo para as diversas etapas do cuidado em saúde mental, como é o caso de Maria Rita, de 49 anos, paciente do Caps.
"Adorei e está muito bonito, nós temos um grupo de música, nós fazemos artesanatos, só que a gente estava sentindo falta desse novo espaço, eu era usuária, eu me ocupava de manhã e de tarde. O que você quer dizer para quem está nessa dependência? Que venha buscar ajuda como a gente está buscando para ajudar a melhorar a parar de beber e usar drogas”.

Criado em 2011, o Caps Acolher completa 14 anos de funcionamento e atende, atualmente, cerca de 950 pessoas, com média de 470 atendimentos mensais. A nova estrutura, organizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), representa um avanço no fortalecimento da rede de atenção psicossocial no Amapá.
O Caps Acolher passa a atender na Avenida Antônio Siqueira, nº 875, bairro Jesus de Nazaré.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários