Samu prepara esquema especial de atendimento para o Círio de Nazaré 2025
- svioalmd4
- 6 de out.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Para garantir a segurança e o bem-estar dos fiéis durante o Círio de Nazaré 2025, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) montou um protocolo especial de atendimentos em saúde. A operação será ativada entre os dias 10 e 12 de outubro, período em que Macapá receberá milhares de devotos para as tradicionais romarias terrestre e fluvial, que mobilizam participantes de todo o estado.
Donato Farias, diretor do Samu, explicou como serão realizados os trabalhos durante os dias de programação.
“Nós estamos inseridos nos grandes planejamentos do governo do estado, seja no carnaval, na festas de final de ano, festas juninas, na festa de Mazagão e o Círio não fica atrás. Então, esse planejamento já é uma constante, onde a gente faz todo o perfil de como vai acontecer a nosso trabalho nessas grandes movimentações de pessoas, e no Círio, nós estamos já atuando desde o dia 28, que teve o Círio dos ciclistas, e vamos também atuar no dos motociclistas, dos rodoviários, na romaria fluvial com o nosso veículo aquaviário com a nossa ambulancha e culminando na procissão que vai ser dia 12 de outubro no domingo, onde estaremos com duas ambulâncias de suporte avançado e mais as ambulâncias de suporte básico prestando atendimento para toda a população”.
O diretor aproveitou a ocasião para repassar orientações importantes aos fiéis, reforçando os cuidados com a saúde e a segurança durante o percurso.
“Primeira coisa, relacionado às romarias que são terrestres, seja a questão da moto, dos rodoviários, primeiro o dispositivo de segurança, esteja de cinto, de capacete, respeite as leis de sinalização de trânsito, e quem for participar da romaria fluvial respeite o limite da capacidade de cada embarcação, vá de colete, para fazer uma procissão com responsabilidade e relacionado ao dia da procissão que vai acontecer pela parte da manhã vá com roupa confortável, leve uma garrafinha de água para se hidratar, nada de sapato apertado, porque vai gerar calo e para você que vai pagar promessa, que vai descalço sabendo que o asfalto esquenta e você pode ter uma queimadura séria nos pés, sentiu falta de ar senta em um local arejado, respira até para você seguir na sua fé até o final da procissão, essas são as nossas recomendações, mas se a caso precisar do atendimento, tenha certeza que o SAMU vai estar ali para fazer o melhor atendimento possível”.
Com um conjunto de ações e orientações, o Governo do Amapá reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população durante o Círio de Nazaré 2025. A atuação do Samu, em conjunto com o trabalho integrado das equipes de saúde e apoio, assegura que os fiéis possam vivenciar esse momento de fé e devoção com tranquilidade, acolhimento e proteção.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários