Projeto 'Verão Maker' leva robótica e sustentabilidade a jovens da rede pública em onze municípios do estado
- Jolinda Ferreira
- 7 de jul.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

Para democratizar o acesso à ciência e à tecnologia em todas as regiões do Amapá, onze municípios do estado recebem, a partir desta terça-feira, 08, o Projeto Verão Maker, uma iniciativa da Universidade Federal do Amapá (Unifap) através do programa Samaúma Tech. O projeto, em parceria com Governo do Estado, transforma as férias escolares em uma oportunidade de aprendizado criativo, sustentável e digital para crianças e adolescentes da rede pública entre 6 e 16 anos.
O Verão Maker de educação científica, tecnológica e ambiental tem foco na disseminação da robótica educacional e práticas sustentáveis com oficinas, conteúdos digitais e atividades imersivas, como explica Amanda Martins, do programa Samaúma Tech.
“O projeto Verão Maker surgiu com a ideia de levar o conhecimento da robótica para mais crianças e mais jovens de todo o estado. A gente espera que seja algo muito bom para eles e que possam aproveitar. Além disso, a gente vai também ter a parceria do Governo do Estado por meio da Secretaria da Juventude e da Secretaria de Tecnologia também, para que eles possam ter o acesso ao planetário, e acesso de mais atividades lá nos polos. A gente vê que é algo muito importante porque a gente sabe que é difícil as crianças, os jovens, terem acesso a esses tipos de tecnologia, a esses conhecimentos. E a gente quer que, de fato, esse acesso seja do estado todo. A gente precisa tornar cada vez mais esse conhecimento multiplicado por todos”, explicou Amanda.
As atividades vão acontecer nos laboratórios dos polos que a Unifap possui nos municípios participantes. Como parte da atividade professores, técnicos e alguns jovens participaram de uma capacitação para se tornarem agentes multiplicadores ministrando oficinas nos seus municípios de origem.
O professor Alexandre Gama, veio de Serra do Navio para participar da capacitação, para ele ser um multiplicador de conhecimentos digitais é muito importante e contribui de forma positiva na formação dos seus alunos.
“Essa capacitação está sendo muito importante no sentido de a gente poder replicar essas oficinas no nosso município. A gente sabe que esse mundo de hoje está cada vez mais informatizado e esse conhecimento é essencial para essas novas gerações galgarem profissões melhores, se tornarem, quem sabe, futuros cientistas. Então isso é muito importante”, disse o professor.
Os cursos vão ocorrer simultaneamente, de 8 a 18 de julho, nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Porto Grande, Ferreira Gomes, Pracuúba, Itaubal, Amapá, Calçoene, Serra do Navio e Oiapoque.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários