top of page

Projeto 'Jovem Descolado 2024' promove Capacitação para Juventude no Amapá


Anita Flexa

Jovem Descolado

Lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira no Sebrae Amapá.



O Governo do Amapá, em parceria com o Sebrae-AP, lançou oficialmente o projeto "Jovem Descolado 2024" com a assinatura de um termo de fomento voltado para jovens de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari. O objetivo principal da iniciativa é ampliar as oportunidades de emprego e fomentar o empreendedorismo entre jovens que concluíram ou estão cursando o ensino médio na região. Inácio Arebatite tem 18 anos e é aluno do 3º ano do ensino médio da Escola Mário Quirino e fala das expectativas de participar do projeto.



“Eu me interessei por essa questão do empreendedorismo e eu gostaria de ingressar nisso, saber como é, para ver se eu me identifico ou não. Eu espero grandes resultados desse projeto”, diz Inácio.

Com um investimento direcionado à capacitação e desenvolvimento profissional, o projeto visa reduzir as taxas de desemprego e informalidade entre os participantes. De acordo com Priscila Magno, secretária da Juventude do Amapá, serão oferecidas 450 vagas para um programa de três meses, durante os quais os jovens terão acesso a cursos e treinamentos especializados.

“A partir desse projeto, que vai contemplar a nossa juventude, são 450 vagas no Estado, em três municípios diferentes, Santana, Amapai e Pedra Branca. E a partir desse projeto, eles vão ingressar numa imersão ao empreendedorismo. A gente sabe que uma das alternativas para o desenvolvimento do nosso Estado é o empreendedorismo, e nada melhor do que começar a virar essa chave também”, afirma Priscila Magno.


O projeto "Jovem Descolado" é uma continuação das iniciativas realizadas desde 2017 pelo Sebrae-AP, com o apoio da Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). Em sua última edição, realizada em 2023, o programa proporcionou a qualificação de 450 jovens, com idades entre 18 e 29 anos, nos municípios de Macapá, Santana e Porto Grande.


Para Alyne Serrão, governadora em exercício do Amapá, este histórico de sucesso motivou a expansão do projeto para incluir também jovens de Pedra Branca do Amapari, demonstrando o compromisso contínuo com o desenvolvimento econômico e social da juventude amapaense.



“É, aqui nós vamos ter a oportunidade de observar o destaque de cada jovem, né? No segmento que ele se identifica, seja no empreendedorismo mesmo, seja na capacitação, para a inserção de mercado de trabalho também. E o Estado já avança aí com mais de 1.500 jovens sendo qualificados, capacitados e participando do programa Jovem Descolado”, diz a governadora em exercício.

As inscrições para o projeto "Jovem Descolado 2024" começam nesta quarta-feira (10) e seguem até sexta-feira (12), de forma presencial na sede Sebrae, no bairro do Laguinho.




Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
bottom of page