Projeto de cinema leva debates sobre questões sociais às escolas de Macapá
- svioalmd4
- 11 de ago.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

A Escola Estadual Professora Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho recebeu, nesta segunda-feira (11), o projeto Cineteatrotour, que realizou sessões de filmes e debates. O evento abordou temas como inclusão, autoestima, mercado de trabalho para mulheres, paridade de gênero e racismo.

O cineasta Rodrigo Pedroza, coordenador do projeto, falou sobre a proposta desta edição. Ele destacou a junção de linguagens que o projeto oferece e ressaltou a relevância dos debates após as sessões, que estimulam a reflexão dos alunos. Ele também fez questão de reconhecer os apoios institucionais que viabilizam a iniciativa.
“O Cineteatrotour é uma junção de cinema, teatro, literatura e palhaçaria. Um projeto de multilinguagens. Nesta edição, resolvemos adotar um novo formato, que são as sessões de filmes seguidas de debates. Contamos com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Amapá, do Governo do Estado, da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, do Ministério da Cultura e também da Secretaria de Educação. A palavra que define esta etapa do projeto é gratidão: pelo apoio da Secretaria de Cultura do Amapá, dos professores, diretores, da Secretaria de Educação, dos alunos e das comunidades que foram muito hospitaleiras e receptivas. Também pela troca e pela sinergia com o público, pois sentimos reciprocidade nos debates e nas sessões de filmes”.

Entre os estudantes, a receptividade foi muito positiva. Madson Oliveira, aluno do 3º ano do ensino médio, compartilhou como a iniciativa trouxe um clima diferente para a escola e despertou ainda mais seu interesse pelo cinema. Ele revelou que nunca havia ido a uma sala de cinema, mas que a experiência na escola já abriu novas possibilidades.
“É muito importante porque muda o clima da escola. Nós, que estamos no terceiro ano, já estamos acostumados a pensar no Enem, cursinhos e concursos. Aí vem um projeto de cinema na escola e isso traz conforto, além de um momento para olharmos para outras questões. Eu gosto de cinema, mas nunca tive a oportunidade de ir a uma sala. Tendo essa experiência dentro da escola, já consigo imaginar e abrir várias portas na mente”.

Para a gestão escolar, o projeto representa não apenas lazer e cultura, mas também um instrumento de aprendizagem. Lelzimar Costa, secretário da Escola Jacinta Carvalho, destacou como a ação democratiza o acesso ao cinema e enriquece o processo educacional dos alunos.
“É muito importante para nós, da Escola Jacinta Carvalho, recebermos esse projeto, que já percorreu outras escolas do Estado. Agora chegou a vez da nossa comunidade escolar vivenciar essa democratização da cultura. Sabemos que hoje o acesso ao cinema não é fácil, mas fomos privilegiados. Acredito que é uma forma de entender, por meio do cinema, questões ligadas à educação e à cultura. Tenho certeza de que nossos alunos se sentirão muito privilegiados com essa experiência”.
O Cineteatrotour é uma iniciativa amapaense que já passou pelas escolas estaduais Professor Antônio Ferreira Lima Neto, Augusto dos Anjos, Benigna Moreira Silva e Rivanda Nazaré. A próxima etapa do projeto ocorrerá na Escola Estadual Raimunda dos Passos Santos, ainda sem data definida.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários