Projeto cultural fortalece preservação e memória da Fortaleza de São José de Macapá
- Jolinda Ferreira
- 29 de set.
- 2 min de leitura
Jolinda Martel
Foto: Fapeap

O Governo do Amapá promoveu, na segunda-feira (22), uma reunião com pesquisadores e bolsistas que irão compor a equipe responsável pelo Projeto de Preservação dos Bens Culturais e Gestão do Museu Fortaleza de São José de Macapá.
O encontro teve como objetivo alinhar aspectos técnicos entre as instituições envolvidas, padronizar procedimentos de execução e prestação de contas, além de orientar a elaboração dos cronogramas de atividades e esclarecer dúvidas operacionais dos participantes.
A reunião contou com representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), responsáveis pela coordenação do edital da chamada pública, além de coordenadores e bolsistas.
O diretor-presidente da Fapeap, Gutemberg Silva, destacou a importância da iniciativa para a preservação do patrimônio cultural.
“Nós propomos uma série de iniciativas de edital, chamadas públicas, de modo que a gente consiga atrair pesquisadores que tenham pesquisas sólidas. Então é dessa maneira que o governo do Estado, por meio da Fapeap, planeja trazer ideias, ações, iniciativas de ciência básica, ciência aplicada e ciência por demanda, ou seja, nós temos um problema, por exemplo, como usar ativos ambientais para melhorar a vida da população. Isso é uma pergunta básica de ciência, e aí nós investimos capital do tesouro de modo a trazer pessoas que nos ajudem a propondo ações nessa direção”.
O Projeto de Preservação dos Bens Culturais e Gestão do Museu, integra o processo de restauração da Fortaleza e é parte do conjunto de ações do Governo do Estado para a conclusão e entrega do novo museu.
A proposta busca fortalecer a memória coletiva e valorizar a história de um dos monumentos mais emblemáticos do estado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários