Professores do ensino modular recebem kits pedagógicos em Macapá
- perolapedrosa7
- há 24 minutos
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Professores da rede estadual que atuam no Sistema Modular de Ensino receberam, na quarta-feira, 11, kits pedagógicos para o ano letivo de 2026, durante solenidade no auditório do Museu Sacaca, em Macapá.
O secretário de Estado da Educação, Paulo Lemos, destacou que o Sistema Modular de Ensino garante o acesso à educação em áreas onde o ensino regular não consegue chegar e citou medidas adotadas para apoiar os professores que atuam nessas localidades.

“O sistema modular de ensino é muito importante para o processo de ensino-aprendizagem. Nós não conseguimos colocar professores regularmente em todas as escolas, até porque o Estado continua atendendo o ensino fundamental e também as creches. Hoje, temos 371 unidades escolares em todo o estado, e o sistema modular é fundamental para chegar àquelas áreas mais remotas, onde o ensino regular não chega, onde é difícil manter uma escola regular. Esse kit tem pincel, caneta e papel. Além disso, as escolas passarão a ter combustível.”
Na opinião da professora estadual Edna Ribeiro, a entrega do material pedagógico ocorre em um momento oportuno e contribui para o início do ano letivo no ensino modular.

“Exatamente. O kit do ensino modular chega em um momento oportuno. Estamos iniciando o ano letivo, e isso é de fundamental importância para que possamos começar a desenvolver um trabalho junto aos nossos alunos, além de garantir esse suporte pedagógico. A educação acontece em todos os cantos do estado do Amapá: nos furos, nos rios, nas áreas quilombolas, no campo, nas florestas e nos assentamentos.”
O professor do ensino modular Isaías Teixeira avaliou a entrega dos kits como essencial para a continuidade do trabalho pedagógico em comunidades distantes da capital.

“Verdade. É superimportante, porque atendemos comunidades que são distantes e carentes de muitos recursos. Em Macapá, alguns alunos têm dificuldade financeira, mas ainda conseguem acessar materiais nas lojas. Nessas comunidades, precisamos levar praticamente tudo para conseguir atender. O aluno do interior é tão capaz quanto o aluno da cidade. O que eu sempre falo é que o que falta ao aluno do ensino modular é oportunidade. Ele precisa de mais oportunidades para se desenvolver.”
Atualmente, o Sistema Modular de Ensino atende centenas de comunidades em todo o Amapá, garantindo o acesso à educação básica em localidades afastadas dos centros urbanos.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários