top of page

Primeira etapa do Censo Escolar 2024 vai até o dia 31 de julho no Amapá


Marcelo Guido

Censo

Termina em 31 de julho, a primeira etapa no cadastro no Censo Escolar 2024 no Amapá

O registro busca colher informações das escolas, professores, turmas e outros profissionais da educação.


O cadastro busca fazer um mapeamento para que a situação das escolas seja colocada em evidência e políticas públicas voltadas para o setor sejam criadas.

O coordenador do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação ( Seed0, professor, Belcivaldo Matos, esteve presente no ‘Bom dia Difusora’, e explicou de quem é a responsabilidade pelo repasse desses dados.


“O censo escolar é uma ferramenta federal de coleta de dados do MEC. Ele acontece anualmente em duas fases. A primeira fase é do dia 29 de maio, que já abriu, e vai fechar dia 31 de julho. O responsável legal pelas informações dentro da escola é o diretor da escola”, contou.




Matos disse ainda que, a falta desses dados pode atrapalhar e muito o desenvolvimento do trabalho escolar, visto que recursos federais se baseiam nesses números para serem repassados.


“Estranho a gente entender que um aluno não é lançado. Antigamente tinha aquele aluno ouvinte, que ia para a escola como ouvinte, mas agora não tem como, porque ele tem que ser lançado. Se ele não for lançado como Censo, o recurso de merenda, recurso de transporte, livro de dados como chega pra ele, todo esse atendimento de rede que é tirado do Censo não vai chegar até ele. Então é importante que a escola lance as informações de matrícula”, concluiu.


O Censo Escolar é uma iniciativa em escala nacional, considerado o maior levantamento estatístico de dados no segmento escolar coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) e no estado do Amapá através do Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação.


Os dados que serão recolhidos pelo senso vão contribuir para o desenvolvimento da educação básica no país e para a construção de políticas, orientando na repartição na verba entre estado e município, além da implementação de outros programas do Governo Federal. As estatísticas devem ser divulgadas em 2025.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page