Prazo para regularização de título eleitoral encerra na próxima segunda-feira (19)
- svioalmd4
- 12 de mai.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo. Os dados mostram que, desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.
Considera-se faltoso o eleitor que não tenha votado nem justificado a ausência, tampouco tenha pago a multa referente à falta nos três últimos pleitos, sendo cada turno considerado uma eleição.
No estado do Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou que aproximadamente 25.034 eleitores não compareceram às urnas em três turnos consecutivos e não justificaram a ausência. Desse quantitativo, Macapá é o município com o maior número de faltosos.
Segundo o TSE, há cerca de 13.762 eleitores em situação irregular apenas na capital. O município de Santana aparece em segundo lugar, com 2.939 eleitores pendentes, seguido de Oiapoque, com 2.314 faltosos.
Para consultar a situação, os eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e verificar se seus nomes constam da lista de títulos passíveis de cancelamento.
O eleitor que não regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral corre o risco de ter o título cancelado após o prazo estabelecido. Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituição de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato que exija quitação eleitoral.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários