top of page
720X450.gif
Buscar

Prazo para regularização de título eleitoral encerra na próxima segunda-feira (19)

  • svioalmd4
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


TÍTULO

Eleitores podem consultar se seus títulos estão em risco de cancelamento nos sites do TSE ou dos TREs
Eleitores podem consultar se seus títulos estão em risco de cancelamento nos sites do TSE ou dos TREs

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de cinco milhões de pessoas ainda têm pendências com a Justiça Eleitoral e podem ter o documento cancelado após o fim desse prazo. Os dados mostram que, desde o dia 7 de março, mais de 111 mil eleitores procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a situação.


Considera-se faltoso o eleitor que não tenha votado nem justificado a ausência, tampouco tenha pago a multa referente à falta nos três últimos pleitos, sendo cada turno considerado uma eleição.


No estado do Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) anunciou que aproximadamente 25.034 eleitores não compareceram às urnas em três turnos consecutivos e não justificaram a ausência. Desse quantitativo, Macapá é o município com o maior número de faltosos.


Segundo o TSE, há cerca de 13.762 eleitores em situação irregular apenas na capital. O município de Santana aparece em segundo lugar, com 2.939 eleitores pendentes, seguido de Oiapoque, com 2.314 faltosos.


Para consultar a situação, os eleitores devem acessar os sites do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e verificar se seus nomes constam da lista de títulos passíveis de cancelamento.


O eleitor que não regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral corre o risco de ter o título cancelado após o prazo estabelecido. Somente com o título em dia é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituição de ensino oficial, participar de concorrência pública e praticar qualquer ato que exija quitação eleitoral.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page