top of page
720X450.gif
Buscar

Ponte do Gonzaguinha, no bairro Universidade, segue com obras aceleradas

  • svioalmd4
  • 8 de jul.
  • 3 min de leitura

Edy Wilson Silva


PONTE DO GONZAGUINHA
O objetivo é facilitar o deslocamento e oferecer mais segurança para quem vive na região
O objetivo é facilitar o deslocamento e oferecer mais segurança para quem vive na região

As obras de construção da nova passarela do Gonzaguinha, no final da Rua Inspetor Antônio de Oliveira, no bairro Universidade, seguem em ritmo acelerado. A intervenção faz parte do projeto Ponte Firme, desenvolvido pelo Governo do Amapá, e tem como objetivo melhorar a mobilidade e garantir mais segurança para os moradores da região.


O secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre, explicou os objetivos do projeto Ponte Firme, idealizado pelo governador Clécio Luís, e falou sobre a execução das obras:


"O projeto Ponte Firme, encabeçado pelo governador Clécio Luís, tem como principal objetivo garantir mobilidade e o direito de ir e vir para as pessoas que moram em áreas de ponte. Essas populações, ao longo dos anos, foram se consolidando nessas regiões e construindo suas próprias passarelas, de forma precária. O Governo do Estado está construindo pontes de concreto nas vias principais e estruturas de madeira nos acessos secundários. As pontes de concreto têm dois metros de largura, o que garante mais segurança e melhor mobilidade para os moradores. Já as pontes de madeira são feitas com madeira de lei e passam por fiscalização dos engenheiros da Seinf. Atualmente, temos cerca de 26 passarelas em execução. À medida que uma ponte é concluída, novas obras são iniciadas em outras comunidades com estruturas comprometidas”.

David Covre ressaltou ainda que o projeto contempla os 16 municípios do estado, com a proposta de gerar maior mobilidade entre as comunidades e oferecer ambientes mais seguros:


"Vamos atender desde a região metropolitana, como Macapá, Santana e Mazagão, até localidades mais distantes, como Oiapoque e Laranjal do Jari. Todas as comunidades que necessitam de pontes reestruturadas para garantir o direito de ir e vir com segurança serão beneficiadas. As pontes de concreto têm toda a sua estrutura — plataforma, vigas, pilares, blocos de coroamento — totalmente em concreto armado, o que assegura maior vida útil e resistência para essas obras”.

Moradora da Travessa Gonzaguinha, Deurani de Souza contou como a obra impacta positivamente a vida da comunidade após 19 anos de espera:


"Mudou tudo. O nosso transporte melhorou para todo mundo. E, para mim, é uma satisfação enorme, principalmente por causa da minha mãe, que é deficiente visual. Mês retrasado, ela passou mal, e foi uma luta conseguir levá-la para o hospital. Não tinha ponte de concreto, só uma de madeira, cheia de buracos, foi muito difícil. Estou satisfeita, não só por mim, mas por todos os vizinhos. Aqui tem cadeirantes, tem crianças que passam por aqui para estudar. Isso beneficia todo mundo. Foi uma surpresa quando chegaram os trabalhadores. Eu nem acreditava que um dia teríamos uma ponte assim, de qualidade. Porque agora é de verdade, é estrutura firme. Antes, com madeira, não durava nada. Já vi várias pessoas caírem no lago por causa da precariedade. Eu mesma já caí, tenho cicatrizes. A madeira era frágil, não aguentava o tempo. Agora, é só gratidão”.

A obra na Ponte do Gonzaguinha beneficia dezenas de pessoas e está gerando empregos em diversas frentes, como carpintaria, serralheria, alvenaria e montagem de estruturas. Mesmo em andamento, a nova passarela já representa um avanço concreto na política de mobilidade urbana do Governo do Amapá.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page