top of page
MARCA RD_8 DECADAS.jpg
Buscar

Parceria entre Governo do Estado e Transpetro viabiliza estudos para novo terminal de apoio à Petrobras no Amapá

  • jamilemoreira6
  • 17 de dez. de 2025
  • 3 min de leitura

Jamile Moreira


PETRÓLEO
O acordo foi assinado com a presença de representantes do governo estadual e da Transpetro
O acordo foi assinado com a presença de representantes do governo estadual e da Transpetro

O Governo do Amapá e a Transpetro formalizaram, nesta terça-feira, 16, um memorando de entendimentos que marca o início dos primeiros estudos para a possível instalação de um novo terminal na Região Norte, voltado ao atendimento das operações da Petrobras. A iniciativa integra as ações estratégicas do Estado para consolidar e fortalecer a indústria do petróleo no Amapá.


O acordo foi assinado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), em Macapá, com a presença de representantes do governo estadual e da Transpetro, subsidiária da Petrobras responsável pela logística de petróleo, gás e biocombustíveis em todo o país.


O presidente da Agência Amapá, Wandenberg Pitaluga, destacou que a parceria reforça o ambiente de atração de investimentos e amplia as perspectivas de crescimento para o setor energético no estado.


“O fato de nós termos a possibilidade de ter uma estrutura logística da Transpetro aqui no Amapá, dando suporte às operações da Petrobras, é o que traz um ganho de escala para a população do Amapá, até porque a cadeia de fornecedores ao redor da Transpetro sempre acompanha essa evolução. Então por isso o trabalho do governo do estado Amapá de acelerar essas tratativas através da criação de um grupo técnico para que a gente possa começar a já ter pontos objetivos da evolução dessa chegada da Transpetro. O maior desafio para nós enquanto governo e também para uma empresa do porte da Transpetro é que a gente possa capacitar a mão de obra local. Obviamente que a gente tem um movimento inicial. Da inteligência dos colaboradores, da Transpetro, que é uma mão de obra bem qualificada, que esteja cada vez mais próximo do Estado do Amapá, para que a gente consiga multiplicar essa mão de obra”.

Os estudos previstos no memorando irão avaliar a infraestrutura logística necessária para dar suporte às atividades de produção na região, considerando um cenário em que a campanha exploratória na Bacia da Foz do Amazonas comprove a existência de petróleo em escala comercial. A análise técnica deverá apontar a viabilidade e os requisitos para a implantação do terminal.


Já o diretor de Dutos e Terminais da Transpetro, Márcio Guimarães, ressaltou a importância da avaliação técnica e logística para garantir eficiência, segurança e sustentabilidade nas futuras operações.


“É fundamental que a gente prepare todo esse caminho antes que os estudos estejam prontos, para que a gente ganhe mais celeridade na época da produção. E, veja, nós temos um papel social muito relevante, acho que toda empresa grande tem que ter essa consciência, a Petrobras e a Transpetro tem isso, e nós temos encontrado aqui no governo local um parceiro importantíssimo para isso, porque, para além dos benefícios que serão de fato oferecidos pela companhia, a gente acha importante que boa parte dessa riqueza fique no próprio estado. E o petróleo sem dúvida traz grandes oportunidades, mas que só são aproveitadas integralmente se esse trabalho que está sendo feito aqui é feito previamente, preparando pessoas, empresas para que sejam empregados, fornecedores. Então acho que, de maneira resumida, acho que vai ser muito proveitoso para ambas as partes, tanto para a companhia quanto para o estado. O que é mais importante para essa população inteira”, destacou Guimarães.

A iniciativa representa mais uma ação da gestão estadual para fortalecer a indústria do petróleo no Amapá.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page