Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá completa 25 anos neste domingo, 03
- perolapedrosa7
- 2 de ago.
- 2 min de leitura
Pérola Pedrosa

A orla de Macapá neste domingo, 03, recebe as cores do arco-íris para celebrar a diversidade, com a edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá. A celebração traz neste ano o tema “25 anos de Amor e Luta no Coração da Amazônia”.
O Movimento LGBTQIAPN+ com o apoio do Governo do Estado, vem realizando uma programação com diversas atividades sociais como saúde, cidadania e cultura, desde a quarta-feira, 30, na Casa do Artesão, que se encerra neste sábado, 02, com o evento TransAmazônida, a partir das 18h.
A Parada, que acontece neste domingo, 03 de agosto, terá início com a concentração no Complexo do Araxá, a partir das 15h, e segue para a Marcha da Diversidade até o Píer do Santa Inês, onde acontece o encerramento com apresentações culturais no Palco da Diversidade.
Este ano o padrinho e madrinha serão institucionais, Governo do Estado do Amapá e a Ong Ghata, respectivamente. O coordenador do Núcleo LGBTQIA+ da Secretaria Estado dos Direitos Humanos, Bryan Marques, fala sobre essa escolha do governo, como padrinho.
“A Sociedade Civil tomou uma decisão e esse ano e definiu o governo do Estado do Amapá como padrinho dessa 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, edição essa histórica, se deu em razão aos avanços históricos promovidos pelo governo do Amapá no sentido de garantir os direitos dessa população, de construir políticas públicas, de cidadania a essa população e de todas as ações são desenvolvidas pelo governo do Estado ao longo dos últimos anos direcionados a superação da vulnerabilidade e violência que essa população enfrenta cotidiariamente”.

Já a madrinha, O Ghata, Grupo de Homossexuais Thildes do Amapá, foi uma das primeiras organizações da sociedade civil a lutar pelos direitos da comunidade LGBT+ no Amapá. Fundado em 2000, o grupo surgiu a partir de encontros no Bar da Rosa, reunindo lésbicas e outras pessoas interessadas na causa. O GHATA desempenhou um papel importante na organização da Parada do Orgulho LGBT+ de Macapá e na defesa dos direitos da comunidade LGBT+ no estado.
A 25° edição conta com atuação integrada de secretarias nas áreas de direitos humanos, saúde, justiça e assistência social.




Comentários