Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ de Macapá celebra 25 anos com programação cultural e social
- svioalmd4
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

Com o tema “25 anos de Amor e Luta no Coração da Amazônia”, a 25ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+ foi realizada no domingo (3), em Macapá, atraindo grande público na orla da cidade.
O evento celebrou a diversidade e contou com o apoio do Governo do Estado, além do apoio de secretarias estaduais de direitos humanos, saúde, justiça e assistência social.
A presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, representou do governo no evento e ressaltou o compromisso do Estado na valorização da igualdade e do respeito ao público LGBTQIAPN+.
“O governador Clécio Luiz, tem uma política que olha para o seu povo e olhar para o seu povo é olhar a diversidade, celebrar os 25 anos do movimento LGBT, no Amapá, é olhar que tem um povo que é multicor e que é diverso. E esse é o projeto do governador Clécio Luiz, olhar para o seu povo em sua integralidade, na sua totalidade. Então é com muito orgulho que nós estamos aqui, que o governador Clécio Luiz determina que haja investimento, que haja fomento e que haja acima de tudo, uma política de estado de respeito”.
Os padrinhos da parada foram institucionais: o Governo do Amapá e o Grupo GHATA (Grupo de Homossexuais Thildes do Amapá), organização que atua desde o ano 2000 na defesa dos direitos da população LGBT+. Joane Costa, presidente da ONG Ghata, falou da satisfação de seguir com o governo no combate ao preconceito e à discriminação.
“Nós estamos em diversos conselhos falando sobre o recorte da política LGBT e nós precisamos deixar claro que essa política salva vidas. Porque nós somos o país que mais mata pessoas LGBTQIAPN+. E a política que avança nos estados, ela contribui para uma política efetiva e a gente também agradece ao governo do estado porque é o parceiro maior que nós temos de todos os anos, dando sua contribuição e ele esse ano é o padrinho. Então para a gente é uma satisfação estar alinhado como sociedade civil e gestão para que as políticas de fato façam a diferença na vida das pessoas”.

Durante a semana, foram realizadas ações de saúde, cidadania e cultura. A concentração aconteceu no Complexo do Araxá, e a Marcha da Diversidade seguiu até o Píer do Santa Inês, onde houve apresentações culturais no Palco da Diversidade, com a atrações locais e a participação nacional do artista Caio Prado.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários