Pacientes em tratamento de câncer de mama passam a ter direito a fisioterapia pelo SUS
- jamilemoreira6
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Brenda Soares*

Foi sancionada na última sexta-feira (21), a Lei n.° 15.267/2025 que determina que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça fisioterapia às pessoas submetidas à mastectomia – cirurgia de remoção parcial ou total da mama, utilizada no tratamento de câncer.
O novo dispositivo legal altera a Lei n.º 9.797/1999 que assegura às mulheres submetidas à mastectomia o direito à cirurgia plástica reconstrutiva. A inclusão de fisioterapia pelo SUS, quando indicada pelo médico, deverá ser disponibilizada tanto para mulheres quanto para homens em tratamento de câncer de mama.
No relatório final de aprovação, a fisioterapia foi reconhecida como procedimento essencial para prevenir e tratar sequelas da cirurgia – como dor crônica, inchaço por acúmulo de líquido, limitação de movimento do ombro, cicatrizes aderidas e perda de força na região, contribuindo de forma significativa para a reabilitação e qualidade de vida dos pacientes.
O Brasil deve registrar cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, sendo o tipo de câncer mais incidente em mulheres no país, e também a principal causa de morte por câncer desse público.
*Estagiária sob supervisão
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários