Operação do Procon intensifica fiscalização e garante segurança nas compras do Dia dos Pais
- svioalmd4
- 4 de ago.
- 2 min de leitura
Edy Wilson Silva

O Instituto de Defesa do Consumidor do Amapá (Procon-AP) iniciou, nesta segunda-feira (4), a Operação Dia dos Pais, com fiscalizações em estabelecimentos de Macapá e Santana. A ação, que segue até 8 de agosto, tem como foco lojas de produtos masculinos e visa garantir o cumprimento das normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Segundo o fiscal de consumo do Procon-AP, Luciano Gadelha, a operação tem caráter preventivo e orientativo. Ele falou à equipe da Rádio Difusora de Macapá a respeito desta ação.
“A Operação Dia dos Pais começou no dia 4 e segue até o dia 8. Nosso trabalho é principalmente orientativo: visitamos as lojas para verificar o cumprimento das normas e, ao identificar irregularidades, orientamos os responsáveis, entregando documento com todas as recomendações necessárias. Durante as fiscalizações, observamos itens como precificação, publicidade, prazos de validade – no caso de produtos alimentícios – e a presença do exemplar do Código de Defesa do Consumidor em local de fácil acesso. A irregularidade mais comum nesse período é a ausência de preços em alguns produtos. O artigo 31 do CDC determina que todo produto deve estar devidamente precificado, com informações claras, que não induzam o consumidor ao erro”.
O gerente de loja Neto Ataíde avaliou positivamente a ação do Procon. Para ele, ações como essa só ajudam na organização das lojas e no cumprimento das exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor.
“É fundamental receber o Procon para verificar preços e qualidade dos produtos, principalmente com a aproximação do Dia dos Pais. Fomos surpreendidos hoje pela fiscalização, mas felizmente tudo estava em conformidade. Mantemos os produtos devidamente precificados e organizados, conforme exige a legislação. A nossa empresa tem 32 anos de mercado e cinco lojas no estado, e essa experiência nos ajuda a cumprir todos os padrões exigidos. Todo ano recebemos visitas do Procon e estamos sempre à disposição para colaborar”.
De acordo com a Fecomércio Amapá, o Dia dos Pais deve movimentar cerca de R$ 26 milhões no comércio local, aquecendo as vendas e fortalecendo a economia da região. O aumento no fluxo de consumidores reforça a importância da fiscalização para garantir segurança e transparência nas relações de consumo durante datas comemorativas.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários