Jolinda Martel

A Fortaleza de São José de Macapá está com obra emergencial prevista de ser entregue até o final do mês de fevereiro. Iniciada em agosto de 2024, busca manter as características do monumento histórico. Já a conclusão do restauro está prevista para o mês de setembro, restando o cumprimento para depois do carnaval de algumas linhas de um checklist que pode ser feito ainda.
A segunda fase, que está prevista para começar em setembro, estima-se que termine em 18 a 24 meses, dependendo do escopo do projeto. O coordenador técnico da obra emergencial de restauração, Márcio Joppert fala sobre a restauração na estrutura.
“Nosso objetivo inicial foi recuperar as coberturas cerâmicas das 9 edificações. Existem duas tipologias de telhado, uma que é apoiada sobre a borda da cerâmica e uma outra que é apoiada sobre uma carpintaria de madeira. Essas que têm carpintaria de madeira, todo o engradamento foi desmontado, recebeu uma subcobertura de proteção metálica. Nós em quatro telhados nós conseguimos reaproveitar as telhas originais, mas só que como mais desmontagem existe muita perda por quebra na movimentação, na lavagem das telhas, nós tivemos que importar uma quantidade importante de telhas para fechar todos os telhados. Então o principal objetivo era dar tranquilidade para essas edificações. Paralelo a isso, nós recuperamos o revestimento externo dessas nove edificações e o revestimento interno delas também tiveram algumas ações pontuais na muralha, a poda da vegetação oportunista e o embrechamento de algumas lacunas perdidas dos elementos de pedra ou cerâmica nessas fachadas. Houve também a recuperação de algumas alvenarias no altiplano dos segmentos que ligam os quatro baluartes”.
Como toda obra, alguns acessos estão restritos, o público frequentador não pode dispor de todos os ambientes. Elton Gomes de Freitas, vigilante municipal na cidade de Mariana, Minas Gerais, está visitando Macapá, e não podia deixar de conhecer a Fortaleza de São José.
“Eu estou conhecendo a Fortaleza hoje, o jeito que está, a gente já vê que é belíssima. É uma construção bem antiga, deu para olhar ali, no ano 1764, me parece. As reformas têm que acontecer, é necessário, porque se não reformar, vira ruínas. A gente está vendo o trabalho, deu para acompanhar um pouco do trabalho também, também sou pedreiro, e um serviço muito bem feito, um acabamento perfeito, então eu acredito que a Fortaleza vai ficar mais bela do que ela estava antes, com certeza”.
Construída entre 1764 e 1782, com o projeto de autoria do engenheiro Henrique Antônio Gallúcio e erguida pelas mãos de negros, índios e escravos da colonização portuguesa. Em 22 de março de 1950, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional Iphan e passou a ser patrimônio histórico nacional. A Fortaleza de São José tem um significado muito especial para os amapaenses, sendo uma de suas maiores referências turística e cultural.
Comments