top of page
720X450.gif
Buscar

Hemoap alerta para queda nas doações de sangue no fim de ano

  • svioalmd4
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Jamile Moreira


DOAÇÃO
O hemocentro registra de 60 a 70 doadores por dia, abaixo das 100 bolsas diárias necessárias para atender a demanda hospitalar, impacto agravado pelas férias
O hemocentro registra de 60 a 70 doadores por dia, abaixo das 100 bolsas diárias necessárias para atender a demanda hospitalar, impacto agravado pelas férias

Com a chegada de dezembro, período marcado por festas, viagens e recesso de final de ano, o Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap) registra queda nas doações de sangue. Para manter os estoques, a unidade convoca voluntários a participarem das coletas.


Segundo dados do hemocentro, o número diário de doadores varia entre 60 e 70 pessoas, mas já apresenta declínio devido às férias. Para atender a demanda dos hospitais de todo o estado, são necessárias, em média, 100 bolsas de sangue por dia. A diretora técnica do Hemoap, Hellen Bittencourt, alerta que a falta de doadores pode afetar tanto os tratamentos contínuos quanto a realização de transfusões.


“Com a chegada de dezembro e janeiro, que é uma época de festas, de férias, a gente tem aqui no Hemoap, infelizmente, uma queda crítica no estoque de sangue, no estoque de hemocomponentes. Então, as viagens, os feriados prolongados e a mudança da rotina, muitos dos doadores acabam não comparecendo aqui ao nosso hemocentro. E o que acontece é que as transfusões e o estoque de sangue disponível para as cirurgias, que nesse caso também aumenta o número de acidentes e os tratamentos contínuos, diminui. Então, essa oferta acaba que os pacientes ficam muitas vezes sem essa transfusão por não ter o estoque aqui no Hemoap”.

Mesmo quem não é doador ou não sabe sua tipagem sanguínea pode comparecer ao centro, onde será realizada uma triagem clínica que consiste em um questionário sobre a saúde e a vida do possível doador. A diretora técnica também reforçou que a doação é um ato solidário e que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.


“Então, a doação de sangue é um gesto de solidariedade vital para garantir que não falte realmente sangue quando precisar. Então, é importante que nesse período de dezembro e janeiro, após a doação, os doadores busquem o Hemoap para a manutenção do estoque. E lembrando que a vida não tem espera, então com uma doação de sangue a gente pode salvar além de quatro vidas. Os hemocomponentes têm prazo de validade, então é preciso essa manutenção, essa rotatividade do estoque. Então é importante que os doadores de sangue, quem não é doador, venha ao Hemoap, compareça aí. A gente está aberto aqui de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30, aguardando a sua doação”.

Para doar, é necessário: estar em boas condições de saúde; pesar acima de 50 kg; ter idade entre 16 e 69 anos; não ter apresentado sinais ou sintomas gripais nos últimos 14 dias; e não ter testado positivo para Covid-19 nos últimos 10 dias. Os intervalos para doação são de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres.


As doações de sangue podem ser realizadas no horário das 7h30 às 12h30 no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), localizado na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page