Alunas da rede estadual recebem certificação do projeto Divas Tucuju
- svioalmd4
- há 12 minutos
- 3 min de leitura
Brenda Soares*

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) entregou, na sexta-feira (12), certificados às participantes do projeto Divas Tucuju. A iniciativa, promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJAP), tem como objetivo orientar estudantes sobre a prevenção e o enfrentamento da violência em ambientes escolares e domésticos.
Nesta edição, o programa foi direcionado a alunas do ensino fundamental da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), a cerimônia de certificação contou com a presença de pais, mães e responsáveis, além de funcionários da escola e representantes do TJAP.
Para a aluna Mayara Moraes, de 14 anos, a programação foi fundamental para alertar sobre casos de violência e incentivar denúncias em situações de abuso.
“Eu aprendi várias coisas sobre violência contra a mulher e que a gente não deve tolerar agressões, que a gente deve denunciar, independente da situação, que devemos falar, que devemos buscar ajuda e que a gente deve se impor, né? Que a gente não deve ter medo de falar”.
Abordar esta temática dentro do ambiente escolar é uma forma de acolher estudantes que se encontrem em situação de vulnerabilidade, conforme destacou a coordenadora pedagógica do colégio, Adriane Rego.
“E quando as alunas começaram a estudar, começaram a conhecer a parte da questão legal, Lei da Maria da Penha, se perceber quantas meninas que estão sofrendo violência, elas tiveram um comportamento diferente, de perceber as colegas passando por situações parecidas, os familiares passando por situações parecidas e tiveram na escola aquele momento de acolhimento de entender que elas poderiam falar também com a gente”.
Segundo o coordenador do Cevid/TJAP, desembargador Carmo Antônio, a ação é fundamental para conscientizar meninas e meninos sobre a importância de combater práticas de violência.
“Baseado na lei Maria da Penha, fortalecer as mulheres, especialmente aquelas que estão na fase de criança e adolescência. Então, o objetivo desse projeto é exatamente levar a discussão alguns assuntos que são extremamente sensíveis e importantes, como o machismo que está arraigado na nossa sociedade, a possibilidade de uma escuta ativa sobre todas as questões. Então, assim, são dez encontros e, nesses dez encontros, todos os assuntos que são de importância da criança e do adolescente são discutidos. Então, o objetivo é exatamente esse, o que é dar consciência à criança e ao adolescente, tanto meninas quanto meninos, de que a violência tem que ser algo que tem que cessar”.

Lançado em agosto deste ano, o projeto Divas Tucuju atende a diretrizes da Lei Maria da Penha, do Estatuto da Criança e do Adolescente e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Tais normas apresentam dispositivos que incentivam a implementação de componentes curriculares que abordem temas como violência doméstica, familiar e de gênero.
De acordo com o coordenador do projeto, a expectativa é que, para o próximo ano, a ação seja ampliada para atender outras quatro instituições estaduais de ensino.
*Estagiária sob supervisão
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários