top of page
720X450.gif
Buscar

"O que me deixa feliz é que o procedimento foi realizado em Macapá” diz emocionado, Jornalista ao encerrar mais uma etapa do tratamento oncológico

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 10 de jul.
  • 3 min de leitura

Janete Carvalho


ANIBAL
Diagnosticado há 2 anos com câncer colorretal, o jornalista Amapaense Aníbal Sérgio de 68 anos, funcionário da Rádio Difusora de Macapá, venceu mais uma etapa do tratamento.
Diagnosticado há 2 anos com câncer colorretal, o jornalista Amapaense Aníbal Sérgio de 68 anos, funcionário da Rádio Difusora de Macapá, venceu mais uma etapa do tratamento.

O tratamento contra o câncer é um caminho desafiador, marcado por momentos de superação, coragem e vulnerabilidade. Entre as etapas mais comuns e intensas estão a quimio e a radioterapia, procedimentos essenciais no combate à doença, mas que também trazem efeitos colaterais que impactam profundamente a vida do paciente.


Diagnosticado há 2 anos com câncer colorretal, o jornalista Amapaense Aníbal Sérgio de 68 anos, funcionário da Rádio Difusora de Macapá, venceu mais uma etapa do tratamento. Nesta quinta-feira (10), ele conclui as 12 sessões de quimioterapia. Este ciclo foi marcado pelo tocar do sino, gesto simbólico que celebra a superação de uma etapa importante na luta contra o câncer.


“Do mesmo jeito que eu recebi a notícia que estava com a doença, do mesmo jeito que eu recebo agora a informação de que está encerrando mais esse ciclo que é o tratamento através da quimioterapia. O que me deixa mais à vontade é que esse tratamento foi possível fazer aqui em Macapá, ao lado da minha família, dos meus amigos, porque foi difícil eu tive que sair daqui logo que eu descobri e fui para outro estado com tudo diferente do nosso, mesmo assim a gente venceu essa doença terrível porque a descoberta foi precocemente”.

Aníbal chegou a viajar para Porto Velho, em Rondônia onde fez grande parte de seu tratamento no hospital de amor, porém voltou ao Amapá, e atualmente vem se tratando na unidade de Alta Complexidade Oncológica do governo do estado(Unacon). Emocionado, agradeceu o empenho da equipe médica, e relatou o desejo voltar o quanto antes ao trabalho.


“Quero agradecer o tratamento feito pela equipe da Unacon, porque o que o paciente quer é um acompanhamento humanizado, além de estar ao lado dos familiares, porque é difícil a gente ir para Fortaleza, Barretos em São Paulo e para Rondônia, então você fazendo o tratamento aqui é que nos deixa com mais força para nossa recuperação. Quero voltar logo a trabalhar e me comunicar através da emissora que sou funcionário, a Rádio Difusora de Macapá. E quero agradecer amplamente o apoio dado por todos os companheiros da emissora e as pessoas do governo do estado, em especial aos profissionais da Unacon que fazem um tratamento espetacular”

Sandra Ribeiro, gerente da Unacon, reforçou que além dos medicamentos recebidos pelos pacientes o acolhimento deles é diferenciado, ela destacou ainda o tratamento de radioterapia no estado.


“O paciente já chega muito debilitado, o psicológico muito abalado, e quando adquire o câncer não é só ele que sofre, a família também, e a equipe tem que estar preparada para receber esses pacientes principalmente com o atendimento humanizado, às vezes uma palavra para o paciente de atenção e carinho. E nós fazemos aqui o atendimento ambulatorial, pronto atendimento, quimioterapia. A radioterapia ainda está em andamento para inauguração do prédio, para fazer esse atendimento dos pacientes aqui, para que eles não saiam mais do estado para fazer o tratamento fora, e poder ficar aqui no conforto da família”.

Com a conclusão, o Centro de radioterapia da rede pública do estado do Amapá, vai permitir tratamento digno e totalmente gratuito para pacientes oncológicos. O serviço é considerado um dos caminhos para o fim do tratamento fora do domicílio (TFD).


Após essa etapa, o jornalista Aníbal Sérgio segue ainda em acompanhamento pela equipe de médicos e enfermeiros da Unacon.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page