top of page
Buscar

No Amapá, Centro Mundo Azul atende 400 crianças e jovens autistas no município de Santana

  • Foto do escritor: Jolinda Ferreira
    Jolinda Ferreira
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

Edy Wilson


AUTISMO

Hoje, o Centro Mundo Azul é uma referência no atendimento especializado, garantindo inclusão, cidadania e dignidade para centenas de famílias.
Hoje, o Centro Mundo Azul é uma referência no atendimento especializado, garantindo inclusão, cidadania e dignidade para centenas de famílias.

O Centro de Referência em Autismo Mundo Azul, localizado no município de Santana, se tornou referência no atendimento a crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade foi inaugurada em 2022, mas só passou a funcionar efetivamente em abril de 2023, após ser priorizada pela gestão do governador Clécio Luís.


Atualmente, o centro atende 400 crianças com uma equipe multidisciplinar formada por profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, enfermagem, serviço social, educação física adaptada e Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também são desenvolvidos projetos de inclusão e socialização, como festas temáticas, cinema, desfile cívico e cantata natalina.


A diretora do Centro, Crisna Valente, destaca o compromisso da atual gestão com a causa do autismo e explica como o espaço se transformou em uma realidade.


“Desde o início da gestão do governador Clécio, sempre foi uma prioridade para ele ofertar atendimento, terapias às crianças e jovens autistas. O Centro Mundo Azul foi inaugurado em 2022, porém não tinha nenhum atendimento. Ao assumir o governo, o governador Clécio Luís, ele pegou como missão, como meta fazer o Centro funcionar, fazer com que o papel é aquele que cabe, que é ofertar terapias, atender crianças e jovens autistas. Então, de janeiro a abril, isso foi tomado como prioridade, e no dia 17 de abril, o Centro, enfim, começou a funcionar. Começou atendendo 240 crianças, e hoje nós temos 400 crianças atendidas, com AEE estruturado, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, serviço social, educação física adaptada, psicologia. Nós temos nossos projetos de inserção social, porque as crianças autistas precisam ter essa oferta, elas precisam ter momentos de socialização para que elas possam vencer as barreiras dentro das especificidades de cada uma delas. Então nós temos os projetos: Acender das Luzes, Festa Junina, Cinema, Dia das Crianças, Desfile Cívico, e a Cantata Natalina. Enfim, são diversos projetos que contribuem para que essa criança, a cada dia, possa mais ter essa socialização e essa autonomia tão necessária para a vida delas. E o Mundo Azul vem cumprindo seu papel. Graças ao governador Clécio Luís, hoje ele é uma realidade. Nós atendemos crianças da rede municipal de Santana, da rede municipal de Macapá, da rede estadual, da rede particular, Ilhas do Pará, Mazagão, enfim, ele é um centro democrático.”, justificou a diretora Crisna Valente.

Hoje, o Centro Mundo Azul é uma referência no atendimento especializado, garantindo inclusão, cidadania e dignidade para centenas de famílias. Neste Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo, o Governo do Estado do Amapá, reforça que tem tratado a política voltada às pessoas com deficiência, especialmente aos autistas, como prioridade. A política de inclusão é conduzida com ações concretas, humanizadas e com foco no respeito às diferenças. Segundo o governador Clécio Luís, a proposta é promover uma educação inclusiva, que acolhe, respeita e transforma vidas.



Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page