Servidores do Amapá celebram avanços com o Programa de Aposentadoria Incentivada
- svioalmd4
- há 2 horas
- 2 min de leitura
Janete Carvalho

O governador do Amapá, Clécio Luís, participou na sexta-feira (31), no Palácio do Setentrião, da cerimônia de homenagem aos servidores que se aposentaram por meio do Programa de Aposentadoria Incentivada (PAI II).
Coordenada pela Secretaria de Estado da Administração (Sead), a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização e o reconhecimento de profissionais que dedicaram anos de serviço à administração pública estadual.
Durante o evento, Clécio ressaltou a importância de reconhecer o esforço e a dedicação de quem contribuiu para a construção da história da gestão pública no Amapá.
“Desde que entramos, no primeiro ano, nós demos reajuste a cima da inflação para as categorias, segundo ano começamos a negociação para reorganizar as carreiras, estava previsto reorganizar seis a sete carreiras. Acabamos ao final, reestruturando a carreira de 31 categorias diferentes, e hoje, conclui mais uma, que é a Polícia Civil. Temos avanços significativos em todas as categorias de servidores públicos. Então, todos os servidores públicos do Amapá têm um contra-cheque bem diferente hoje e melhor do que quando eu entrei, dia 1º de janeiro de 2023”.
Clécio Luís destacou ainda as garantias e benefícios assegurados pelo programa aos servidores que agora iniciam uma nova etapa de suas vidas com o merecido descanso.
“O PAI é um programa de aposentadoria incentivada que tem muito servidor no estado que já tem idade para se apresentar e já teve o tempo de contribuição, a maioria quer mas não quer sair com perdas. Então, nós preparamos um programa onde ele pudesse sair, seja para curtir a vida, descansar, ou porque ele está com um empreendimento, não importa o motivo. Ele sai com esses direitos preservados durante o período, especialmente até completar os 75 anos. Então fica vantajoso para eles se aposentar dessa forma incentivada pelo governo. Não é programa de demissão voluntária, é de incentivo à aposentadoria com vantagens, para que ele saia feliz pela porta da frente se sentindo reconhecido que é isso que nós queremos”.
Para o técnico pericial Rômulo Nascimento, a aposentadoria chegou em um momento oportuno, representando o fechamento de um ciclo de trabalho e dedicação ao serviço público.
“Quero agradecer imensamente ao governador Clécio por ter essa sensibilidade de ter colocado esse plano e ter dado a condição de a gente poder se aposentar com uma remuneração muito boa. A gente fica muito feliz porque estamos com saúde, então a nossa etapa não termina agora, acho que é um novo momento".
O PAI II garante benefícios como acréscimo salarial, manutenção do auxílio-alimentação, gratificação para professores e pagamento de passivos e licenças, assegurando uma transição digna para a aposentadoria. O programa reconhece décadas de contribuição dos servidores públicos e representa um passo importante para a modernização da gestão estadual.
Veja também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
