Na COP 30, delegação do Amapá reforça ações e amplia conexões internacionais
- jamilemoreira6
- há 13 minutos
- 2 min de leitura
Janete carvalho

Durante os dez dias de programação da COP30, de 10 a 20 de novembro realizada em Belém do Pará, a delegação do Amapá teve participação ativa no stande do Governo do Estado, reunindo gestores, pesquisadores, representantes de comunidades tradicionais e profissionais de diferentes áreas.
O espaço funcionou como uma vitrine ao apresentar iniciativas voltadas à sustentabilidade, inovação e desenvolvimento socioambiental do estado.
Para o diretor presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá( Fapeap), Gutemberg Silva, o Amapá cumpriu seu papel na COP. A delegação mostrou a capacidade do estado de contribuir com soluções sustentáveis
ao apresentar resultados e fortalecer parcerias.
"O nosso grande objetivo foi apresentar ao mundo o estado do Amapá na condição de estado mais preservado e protegido do Brasil, mas ao mesmo tempo mostrar que a gente precisa muito gerar negócios, investimentos e para isso temos um ecossistema de ciência e de inovação, temos um clima jurídico, político favorável, nós temos todo um arcabouço institucional montado, com diagnósticos de todos os tipos, com ordenamento do nosso território, mas agora a gente precisa de investimentos. Esses investimentos nós fomos para a COP, justamente para fazer contatos, estabelecer parcerias e fizemos. Então, o Amapá sai dessa COP mais fortalecido no sentido de ampliar a sua rede de contatos, as suas parcerias e investimentos".
A secretária adjunta de Comunicação, Jack Carvalho, ressaltou que o trabalho de cobertura e divulgação do evento foi satisfatório, as informações repassadas em tempo real para as redes sociais do Governo garantiram transparência e amplo alcance das ações desenvolvidas pelo Amapá na COP.
"Nós conseguimos sintetizar em tempo real o que estava acontecendo no estande, mostrar para o mundo, para a população amapaense através das redes sociais do governo da Amapá o que estava acontecendo em tempo real, das palestras, painéis, muitos visitantes de outros países estiveram presentes no estande, e no nosso Flickr, no site, nas nossas, no nosso Instagram, Facebook, a população podia acompanhar em tempo real o que estava acontecendo no stande durante os 10 dias da COP. Nós tivemos mais de 90 painéis, mais de 150 painelistas então a comunicação foi, em tempo real, entrevistar as pessoas, entrevistar tanto as startups que estavam lá, os quilombolas, povos indígenas, os secretários que estavam participando dos painéis, foi muito importante essa cobertura. A Rádio Difusora esteve presente na cobertura, fez uma excelente trabalho entrando ao vivo todos os dias para garantir em tempo real a cobertura dentro do estante do Amapá na COP".
No estande foram realizados painéis, rodas de conversa e apresentações técnicas sobre temas como proteção da biodiversidade, economia verde, gestão de recursos naturais, empreendedorismo jovem e fortalecimento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:
