Amapá integra Guardas Municipais ao sistema CAD para fortalecer ações de segurança pública
- jamilemoreira6
- há 5 horas
- 2 min de leitura
Brenda Soares*

A Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública apresentou, nesta segunda-feira (24), a implantação do sistema CAD 3.0 (Central de Atendimento e Despacho) em parceria com as Guardas Municipais de Pedra Branca do Amapari, Oiapoque, Serra do Navio e Laranjal do Jari.
Em funcionamento desde o ano passado no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), o sistema possibilita integração operacional e gestão unificada das ocorrências emergenciais. A ferramenta amplia a capacidade de resposta das guarnições e torna mais ágil e seguro o trabalho das equipes que atuam na linha de frente do atendimento à população.
O secretário de Segurança Pública, Cézar Vieira, destacou que a cooperação entre Estado e municípios reforça o compromisso com a proteção e o cuidado com os cidadãos.
“Sabemos que todo grande resultado e tudo que vem sendo pautado nesse ambiente da segurança pública, quanto mais integração nós tivermos, melhores serão os resultados, e quem ganha com isso é o povo do Amapá. Então, a partir de hoje, através dessa primeira reunião, dessa primeira grande reunião com todas as guardas municipais convidadas no Estado do Amapá, a estabelecermos um consórcio onde o sistema, o Sinesp CAD, será repassado também esse conhecimento e essa operabilidade pelas guardas municipais, integrando ao ambiente da segurança pública do Estado Amapá, as guardas municipais, onde poderemos contar com mais uma força de segurança pública na linha de frente, entregando resultados ainda mais eficientes ao cidadão amapaense”.
A integração das Guardas Municipais aos serviços de segurança representa um avanço na articulação entre municípios e Ministério da Justiça, disse o coordenador do Ciodes, Diego Alves.
“Seremos a ponte entre o Ministério da Justiça e as Guardas Municipais aqui dentro do Estado do Amapá. Justamente, liderado pelo secretário de Segurança Pública, com justamente a premissa de a gente desenvolver cada vez mais integração. E agora, um novo passo, primeiramente, secretário, é histórico a gente trazer as guardas para cá e integrar todas as ferramentas, e propor tanto treinamento como todo o suporte técnico para que essa ferramenta ela funcione”.
O CAD 3.0, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, organiza em tempo real todas as informações das ocorrências registradas, permitindo o acompanhamento da localização de viaturas, o registro detalhado de chamadas e a classificação do nível de urgência, garantindo o acionamento imediato da equipe mais próxima do local da ocorrência.
*Estagiária sob supervisão
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários