top of page
720X450.gif
Buscar

Sesa capacita 120 profissionais do SUS em Libras para ampliar atendimento inclusivo

  • jamilemoreira6
  • há 9 minutos
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho

CURSO LIBRAS
Cerca de 120 profissionais serão capacitados no curso que tem carga horária de 40 horas
Cerca de 120 profissionais serão capacitados no curso que tem carga horária de 40 horas

A Secretaria de Estado da Saúde do Amapá (Sesa) iniciou, nesta segunda-feira (24), o Curso de Libras para Profissionais do SUS, em Macapá. A formação segue até 5 de dezembro e tem como objetivo fortalecer a comunicação inclusiva no atendimento à população surda, integrando as ações permanentes de qualificação das equipes de saúde.


Wesley Ribeiro, responsável técnico de Libras da Sesa, destacou que a iniciativa reafirma o compromisso do governo com um serviço mais humanizado e acessível.


“O governo do estado junto com a Secretaria de Saúde, vai promover esse curso para facilitar a comunicação dos pacientes surdos dentro das unidades de saúde, não vai substituir o intérprete ele vai facilitar a comunicação, é um compromisso do governo do estado para atender a comunidade surda e também para capacitar os profissionais, porque a comunidade surda chega nos hospitais, nas unidades e não tem ninguém para se comunicar, então foi criada a central, mas capacitando os profissionais de saúde, acredito que vai melhorar bastante o atendimento por essa comunicação mais fácil”.

A enfermeira Maria Léa, uma das participantes, reforçou a importância do curso para o cotidiano dos serviços de saúde.


“Essa é uma grande oportunidade que o estado está trazendo aos trabalhadores, é essa sensibilidade que se tem ao nosso público, ao público geral, da gente poder se expressar, poder atender com mais dignidade de poder dar aquele atendimento humanizado para todos”.

Sob coordenação da Escola de Saúde Pública do Amapá, por meio da Central de Tradutores e Intérpretes de Libras na Saúde, o curso conta com duas turmas, nos turnos da manhã e tarde, totalizando 120 profissionais inscritos. As aulas ocorrem na Faculdade Estácio Seama, no bairro Jesus de Nazaré, com carga horária de 40 horas.



Acompanhe também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 
bottom of page