Museu Kuahí é reinaugurado em Oiapoque com celebração da cultura indígena
- perolapedrosa7
- 20 de jul.
- 2 min de leitura
Edy Wilson

Com danças tradicionais do turé e simbolismos ancestrais, o Governo do Amapá reinaugurou, no sábado, 19 de julho, o Museu dos Povos Indígenas Kuahí, no município de Oiapoque, extremo norte do Brasil. A cerimônia contou com a presença de lideranças indígenas, autoridades locais, moradores da fronteira e visitantes brasileiros e estrangeiros.
O governador Clécio Luís destacou a relevância cultural, turística e econômica do novo espaço. Ele também anunciou novas obras em andamento no município:
"O Museu Kuahí é o principal equipamento turístico de Oiapoque. As pessoas vêm para conhecer a ponte binacional, que é linda; vêm para ver a orla do rio Oiapoque, os povos indígenas, experimentar a culinária da fronteira, conhecer Clevelândia do Norte e vivenciar a nossa cultura. Mas o ponto de referência será o museu. Imagine o Museu Kuahí junto com a Casa do Artesão, que já está em fase avançada de construção e será entregue até o fim do ano. Dentro da Casa do Artesão haverá muito artesanato indígena, além do Laboratório de Fronteiras e do novo Shopping Popular, que também será construído este ano. Estamos realizando diversas obras de embelezamento da cidade, com paisagismo e pavimentação, que vão colocar Oiapoque em destaque — não apenas pelo petróleo, mas pelo que Oiapoque é e representa.”
A reinauguração reforça o compromisso do Governo do Estado com a valorização da cultura e o fortalecimento do turismo no Amapá. O novo Museu Kuahí já está disponível online pela plataforma Tainacan e também será apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, a COP-30, que será realizada em novembro, em Belém do Pará.
O Museu Kuahí funcionará de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.




Comentários