top of page
720X450.gif
Buscar

Mulheres vítimas de violência ganham espaço seguro com Sala Lilás da PM

  • svioalmd4
  • 4 de ago.
  • 2 min de leitura

Janete Carvalho


SALA LILAS
O espaço está instalado no prédio do 1º Batalhão, situado no conjunto habitacional São José, e foi criado para acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar
O espaço está instalado no prédio do 1º Batalhão, situado no conjunto habitacional São José, e foi criado para acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar

O Governo do Amapá inaugurou, nesta segunda-feira (4), a primeira Sala Lilás da Polícia Militar, em Macapá. O espaço funciona no prédio do 1º Batalhão, localizado no conjunto habitacional São José, e foi criado para acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar.


A capitã da Polícia Militar do Amapá, Waldenice Nogueira, e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, destacou que a sala é mais um mecanismo de proteção voltado à mulher vítima de violência doméstica e também um marco para a Polícia Militar.


“É um espaço voltado a um acolhimento especializado que é feito pela Patrulha Maria da Penha, que já tem suas equipes fazendo esse atendimento, para que essa mulher possa vir até a esta sala, pedir uma informação, para que ela seja atendida como forma de fiscalização das medidas protetivas. Às vezes tem mulher que não consegue ser atendida no seu domicílio, porque mora com o sogro, com algum parente, que impossibilita esse atendimento. E é importante que a gente coloque esses espaços como mais uma opção para essa mulher, para que ela possa vir buscar ajuda”.

A Sala Lilás oferece atendimento seguro, humanizado e também servirá de apoio para as ações da Patrulha Maria da Penha.


“O horário de atendimento inicialmente será das 8 às 13 horas, mas tem o horário que a Patrulha Maria da Penha estiver ativada, porque ela atende em horários alternados, de acordo com a demanda do atendimento de cada mulher, que ela realiza a fiscalização, ela poderá ser atendida em outro horário como a tarde ou no período da noite”.

De acordo com o delegado Daniel Marsili, a sala vai ampliar a proteção e o acolhimento às vítimas, e outras unidades da PM terão salas semelhantes ainda este mês.


“A primeira sala inaugurada no âmbito da Polícia Militar, na história, uma ação que valoriza também a Polícia Militar porque a gente inaugura essa sala de Lilás aqui em nome da Cabo Emely, e serão quatro inaugurações nesse mês de agosto, é uma ação do governo do estado no combate e no enfrentamento à violência doméstica. As ações estratégicas não são só botadas para ações concretas, que já são realizadas pelas vinculadas da Secretaria de Segurança Pública, mas também em ações da própria Secretaria de Segurança, de valorização, de capacitação, de investimento e essa inauguração dessa sala é importante por causa dessas ações e para valorizar a mulher".

A inauguração faz parte da campanha “Amapá por Todas Elas”, que integra o Agosto Lilás, com ações educativas, preventivas e de combate à violência contra a mulher. A Sala Lilás recebeu o nome da Cabo da PM Emily Miranda, vítima de feminicídio.


Veja também nas nossas redes sociais:


Instagram:

Facebook:

X/Twitter:

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page