Movimento literário realiza 3ª Feira Popular de Livros, em Macapá
- perolapedrosa7
- 24 de ago.
- 2 min de leitura
Jamile Moreira

O Movimento Literário Afrologia Tucuju, realizou no último fim de semana a 3ª edição da Feira Popular de Livros de Macapá, reunindo escritores e artistas amapaenses em uma programação diversa com venda de livros, intervenções poéticas, música e exposição de artes visuais.
Segundo a organizadora do evento, a escritora Márcia Galindo, a feira busca, entre outros objetivos, incluir o maior número de escritores ao movimento e ampliar o público de leitores no estado.
“É uma feira que a gente diz que é diversa, é multicultural, e o objetivo, além de a gente divulgar as nossas obras é integrar. É uma feira que ela agrega a todo mundo, é uma feira inclusiva mesmo, então o movimento Afrologia vem já há muitos anos trazendo essa representação do negro e agora a gente abriu, então mesmo que as pessoas não estejam escritas, mas chegar agora com o seu livro, vai expor e declamar”, explicou Galindo.
O produtor e um dos idealizadores do movimento, o professor e escritor Ivaldo , disse que o Afrologia Tucuju foi criado para que autores de variados estilos apresentarem suas obras sem burocracia para o público.

“A ideia da Feira Popular do Livro é justamente oferecer essa oportunidade para todos os escritores de Macapá, sem muita burocracia. A 3ª Feira Popular do Livro de Macapá já entrou para o calendário do estado, e hoje nós estamos na nossa terceira versão com a presença de mais de 80 escritores, e agregando outros tipos de arte, [como] fotografia, artes plásticas e dança, música, declamação de poesia então é assim, é bem diversificado”, disse Ivaldo.
A escritora Maria de Fátima Ferreira veio do município de Santana para participar da feira. Ela é especialista em educação empreendedora e escreveu seu primeiro livro em 2018. Atualmente com quatro obras lançadas, ela vê na feira a oportunidade de divulgar o seu trabalho e de se tornar conhecida pelo público.
“A feira é um espaço [para] que a gente possa divulgar o nosso trabalho. E assim, é muito gratificante a gente participar de uma feira como essa. Essa é a segunda que eu participo e a nossa expectativa é das melhores, das pessoas conhecerem o nosso trabalho e conhecerem a gente também”, garantiu a escritora.
A Feira contou com o apoio do Governo do Estado através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) .




Comentários