Monitoramento e fiscalização fortalecem estratégias de proteção ambiental no Amapá
- Jolinda Ferreira
- há 1 dia
- 1 min de leitura
Jolinda Martel

As ações integradas de combate e prevenção às queimadas no Amapá resultaram em uma expressiva redução no número de focos de incêndio registrados em 2025. De acordo com dados do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-AP) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram contabilizados 387 focos até o dia 29 de outubro, contra 2.014 em 2024 e 2.552 em 2023.
Para o Governo do Amapá, o resultado é reflexo do comprometimento das forças de segurança e dos órgãos ambientais com a preservação do patrimônio natural do estado. As ações de monitoramento, fiscalização e conscientização foram ampliadas, fortalecendo a prevenção e a resposta rápida aos focos detectados em diversas regiões.
Neste ano, o CBM-AP registrou 265 ocorrências de combate direto e 1.214 ações preventivas, como palestras e atividades educativas, que alcançaram mais de 21 mil pessoas. Parte das iniciativas faz parte da Operação Amapá Verde, que segue até dezembro com bases em sete municípios estratégicos, reforçando a presença dos militares e a conscientização das comunidades para reduzir as queimadas e proteger o meio ambiente.
Acompanhe também nas nossas redes sociais:
Instagram:
Facebook:
X/Twitter:




Comentários